Menu
Logo Links Úteis | Etesco

Existem vantagens no uso do tijolo ecológico? Entenda!

Atualizado em 30/06/2023
Tempo de leitura: 2 min.

Há algum tempo a sustentabilidade se tornou uma tendência, fazendo com que novos materiais fossem desenvolvidos, possibilitando construções menos agressivas ao meio ambiente. O tijolo ecológico é um exemplo de material sustentável e inovador na construção civil.

Canva | Fonte: DanielleSalmoria

Você já ouviu falar em tijolo ecológico? Se ainda não conhece, acompanhe a seguir e saiba se existem vantagens em seu uso e quais são elas!

Tijolo ecológico: o que é?

O tijolo ecológico é um tipo de tijolo que não envolve o processo de queima em sua fabricação, algo que automaticamente extingue o uso de combustíveis e reduz a quantidade de gases nocivos emitidos ao meio ambiente.

Assim sendo, ele promove a sustentabilidade, bem diferente dos tijolos convencionais, que passam pelo processo de queima e difundem diferentes partículas

Quais os tipos de tijolo ecológico existentes?

Com o passar do tempo, foram surgindo vários tipos de tijolos ecológicos, sendo os principais:

Solo-cimento

Utiliza, muitas vezes, matérias-primas diferenciadas, isto é, que não passam pelo processo do aquecimento. Isso faz com que exista uma economia maior de energia.

Encaixe a seco 

Um tipo de bloco que não é estrutural, somente de vedação. Para o seu encaixe não é necessária argamassa e em algumas situações são incluídos vergalhões para reforçar o suporte. 

Resíduos reaproveitados

Geralmente, o bloco é feito a partir de resíduos como por exemplo, o couro, a borracha, fibra de coco, babaçu, entre outros materiais.

E as vantagens do tijolo ecológico, quais são?

Como vimos, o tijolo ecológico tende a oferecer diversas vantagens para um projeto de obras, dentre as quais podemos destacar:

Sustentabilidade

A primeira vantagem é a sustentabilidade, uma vez que ele é composto por materiais naturais como água, cimento e terra e sua produção não gera resíduos poluentes ou gases nocivos, algo que ajuda na preservação dos recursos naturais.

Economia de recursos 

Essa é mais uma grande vantagem do tijolo ecológico, pois ele ajuda na economia de água e energia, bem diferente do tradicional, que consome ambos os recursos em uma quantidade considerável.

Isolamento acústico e térmico

Em termos de isolamento acústico e térmico, o tijolo ecológico é um excelente material. O seu design é exclusivo e seus processos de produção são responsáveis por regular a temperatura e o som emitido.

Durabilidade

Esse tipo de tijolo é resistente e possui alta duração, uma vez que sua vida útil pode ser superior a 100 anos, algo que o torna uma ótima opção para as construções a longo prazo.

Fácil instalação e manuseio

A instalação e manuseio são bem fáceis, garantindo assim uma obra mais rápida e ainda mais eficiente, com dimensões regulares e leveza, facilitando o trabalho dos colaboradores do projeto.

Então, o que achou das vantagens oferecidas pelo tijolo ecológico? Sabe alguma outra vantagem que não citamos? Comente abaixo e compartilhe! 

Até o próximo conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra por que o Estudo de Impacto Ambiental é vital em projetos de construção, promovendo decisões informadas e sustentáveis.
Ler Mais
Saiba como a gestão de projetos na construção predial pode garantir o sucesso de empreendimentos. Clique aqui e saiba mais!
Ler Mais
1 2 3 107

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
08:31 | 12/06/2024