Menu
Logo da Etesco Construções

Graute: onde aplicar o material?

Atualizado em 16/06/2023
Tempo de leitura: 2 min.

Entre os mais diversos materiais utilizados na construção civil está o graute. Graute é um material com uma consistência mais fluida, sendo um tipo de argamassa ou concreto de alta resistência.

Canva | Fonte: kasipat

Se você ainda não sabe onde aplicar o graute, continue nos acompanhando para saber mais detalhes!

Qual a composição do graute?

Basicamente, o graute é composto por alguns materiais determinados, sendo eles:

  • Fibras sintéticas;
  • Cal;
  • Água;
  • Materiais agregados.

O que o diferencia de outros materiais do mercado é a sua consistência fluida, como dissemos anteriormente, além de dispensar o uso de adensamento vibrante.

Também podemos dizer que o graute recebe aditivos superplastificantes. Esses aditivos são responsáveis por auxiliar no equilíbrio da quantidade de água sem prejudicar o material.

Principais tipos de graute

Em geral, são dois tipos de graute. Um deles é composto por base mineral e o outro por base orgânica. Alguns fatores diferenciam ambos os tipos, como a composição e as finalidades de aplicação, conforme explicaremos a seguir!

Graute por base mineral

É o mais utilizado em projetos de obras, composto por uma base de cimento e pode ser aplicado para a fixação de determinadas estruturas, sendo elas: postes, tirantes, fundações, pré-moldados, estruturas metálicas, entre outros.

Graute por base orgânica

O custo desse tipo de graute é maior, mas suas características técnicas permitem que sua aplicação tenha condições especiais. Isto porque a sua composição em resinas epóxi derivadas de petróleo conseguem garantir uma resistência mecânica alta e mais aderência.

Pode ser utilizado para preencher fissuras e bases de equipamentos industriais, pontes rolantes, turbinas, centrífugas e trilhos de transportes mais pesados.

E quais os benefícios oferecidos pelo graute?

Por se tratar de um material de ótima qualidade, o graute proporciona diversos benefícios ao ser utilizado na construção. O primeiro benefício é a sua alta resistência desde o início de sua aplicação, até o final. Tudo isso em um curto espaço de tempo. 

O material também atua contra possíveis efeitos corrosivos, por apresentar baixa permeabilidade. Isso garante uma proteção maior para o projeto e um excelente acabamento. 

E por fim, não podemos esquecer do uso do vibrador de concreto, que tem como objetivo deixar a superfície mais densa. Porém, nesse caso, não é necessário e seu uso é dispensado.

Gostou do conteúdo? Possui outras dúvidas sobre o graute? Deixe um comentário e compartilhe! 

Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A sinalização de obras é uma medida fundamental para garantir a segurança de trabalhadores, pedestres e motoristas que circulam nas proximidades de uma construção. Veja mais!
Ler Mais
Existem dois tipos de armaduras, sendo a armadura positiva e a negativa muito utilizadas na construção civil. Entenda melhor e saiba o que pode diferenciá-las!
Ler Mais
1 2 3 102

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
13:40 | 01/03/2024