Menu
Logo da Etesco Construções

Linhas de transmissão de energia elétrica: como funciona?

Tempo de leitura: 2 min.

Você sabia que antes de a energia elétrica chegar às áreas residuais, indústrias e comércios, ela é transportada para uma fonte geradora? Esse transporte é feito por meio de linhas de transmissão e percorrem milhares de quilômetros até seu destino final.

a imagem ilustra um torre de transmissão de energia elétrica
Canva | Fonte: Leung Cho Pan

No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre o assunto. Continue acompanhando a seguir!

Afinal, o que são linhas de transmissão de energia?

Linhas de transmissão de energia elétrica são estruturas físicas que transportam eletricidade a longas distâncias, desde usinas geradoras (hidrelétricas, termelétricas, eólicas etc.) até os centros de consumo, como residências, indústrias e estabelecimentos comerciais.

Essas linhas são compostas por uma série de torres ou postes de sustentação, além de cabos condutores que transportam a energia elétrica. 

Os condutores, geralmente, são feitos de alumínio ou ligas de alumínio, por serem leves e possuírem boa condutividade elétrica.

Além disso, podem ser classificadas de acordo com o seu nível de operação. Isto significa que, para cada faixa de tensão, há um código representando o conjunto de linhas transmissoras de mesma classe. Um exemplo:

  • A1: Tensão de fornecimento igual ou superior a 230 kV;
  • A2: Fornecimento entre 88 kV e 138 kV.
  • A3: O fornecimento é de 69 kV.

As linhas de transmissão também funcionam com corrente alternada (CA) em alta voltagem, o que minimiza as perdas de energia durante o transporte. 

Qual a função das linhas de transmissão?

Podemos dizer que as linhas de transmissão são responsáveis por transportar a eletricidade em alta tensão, o que permite reduzir as perdas por calor, que ocorrem quando a eletricidade é transmitida a longas distâncias. 

Em outras palavras, elas conectam os locais de geração aos de demanda, viabilizando a distribuição da energia elétrica em larga escala.

Outro ponto a ser destacado é que essas linhas são projetadas para serem eficientes e confiáveis, ajudando a manter a estabilidade do sistema elétrico

E vale lembrar que o Brasil conta com a maior linha de transmissão do mundo, sendo 2.539 quilômetros de extensão e fazendo uma ligação entre Xingu e Rio de Janeiro. 

A importância das linhas de transmissão

São vários os fatores que fazem com que as linhas de transmissão de energia elétrica sejam extremamente importantes, entre eles:

Eficiência na distribuição

Reduzem perdas de energia durante o transporte, permitindo que a eletricidade seja entregue de maneira mais eficiente aos locais de consumo.

Integração de fontes renováveis

Facilitam a integração de fontes de energia renovável em algumas usinas, por exemplo, que muitas vezes estão localizadas em áreas distantes das regiões urbanas, onde a eletricidade pode ser menos acessível. 

Modernização da infraestrutura

O investimento em linhas de transmissão mais eficientes pode ajudar na modernização da infraestrutura elétrica, permitindo a adoção de tecnologias mais avançadas e inteligentes para gerenciar e distribuir energia.

Desenvolvimento econômico

São essenciais para o crescimento econômico, pois permitem a expansão e o desenvolvimento de áreas remotas e regiões que dependem da energia para atividades industriais, comerciais e de infraestrutura.

O que achou do conteúdo? Comente abaixo, compartilhe e até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Existem dois tipos de armaduras, sendo a armadura positiva e a negativa muito utilizadas na construção civil. Entenda melhor e saiba o que pode diferenciá-las!
Ler Mais
Aditivos para concreto são substâncias adicionadas à mistura de cimento, água, areia e outros agregados para promover uma construção mais resistente. VEJA MAIS!
Ler Mais
1 2 3 101

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
15:19 | 21/02/2024