Menu
Logo da Etesco Construções

NBR 6118: onde a norma se aplica e qual a sua finalidade?

Atualizado em 28/03/2023
Tempo de leitura: 2 min.

A NBR 6118 é uma das Normas Regulamentadoras desenvolvidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e está relacionada aos parâmetros de qualidade e durabilidade das estruturas de um projeto de obras.

Canva | Fonte: luismigueljj

Quer saber mais detalhes sobre a NBR 6118 e sua finalidade? Continue acompanhando o post a seguir! 

Qual a função da NBR 6118?

Sabemos que o concreto é um dos principais materiais utilizados na construção civil, certo? Além de ter um papel fundamental na formação das estruturas e no acabamento de um projeto.

Assim como vários outros aspectos de uma obra, também existe uma norma para regular as atividades que envolvem esse material. 

Estamos falando da NBR 6118, responsável por introduzir diretrizes do que deve ser feito ao trabalhar com o concreto.

Assim sendo, então, sua função é ajudar a evitar desperdícios e o descarte incorreto dos resíduos, além de considerar alguns outros fatores como a qualidade do concreto, por exemplo.

Nesse quesito, a norma 6118 leva em conta dois aspectos: o cobrimento da armadura do concreto e a resistência mecânica. No caso da resistência mecânica, ela estabelece a relação entre o ambiente onde o concreto estará exposto e a qualidade necessária.

As informações devem ser apresentadas em uma tabela da ABNT indicando a agressividade, os riscos de deterioração da estrutura e o local do projeto. Em seguida, é feita uma nova tabela com informações sobre a relação ideal entre água e cimento.

Afinal, onde a NBR 6118 pode ser aplicada?

Conforme dissemos, a NBR 6118 define os critérios que irão atuar, de maneira geral, em todo os tipos de projetos que envolvem estruturas de concreto

Dentro dos seus parâmetros, ela pode ser aplicada na construção de edifícios, túneis, portos, pontes, aeroportos, entre outros. 

É necessário algum cuidado ao aplicar a NBR 6118?

Por mais que você conheça bem a norma e saiba exatamente onde aplicá-la, é importante ter um cuidado especial para evitar erros na hora de cumprir seus requisitos.

Um exemplo que podemos destacar é a transparência na comunicação, uma vez que o objetivo da norma é manter a qualidade da estrutura de concreto e para isso é necessário envolver todos os colaboradores. 

Isso significa que a equipe deve estar ciente, ou seja, as partes envolvidas na obra (gestores) precisam discutir e aprovar as decisões sobre a estrutura, informando também os colaboradores para que eles saibam exatamente como o trabalho deve ser feito.

Outro cuidado determinado pela norma é a forma arquitetônica de cada projeto, que não precisa ter, necessariamente, um formato específico. Porém, deve-se evitar que seja algo que prejudique a durabilidade da estrutura de alguma forma.

Por fim, lembre-se que seguir as diretrizes da NBR  6118 corretamente pode evitar qualquer tipo de problema e fazer com que o resultado final do projeto seja positivo.

Você já conhecia essa norma? Conte-nos e se houver alguma outra dúvida, comente abaixo! Se gostou do conteúdo, compartilhe! 

Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 21 / 11 / 23
Compliance ambiental é uma prática aplicada às empresas para que operem de maneira sustentável e respeitem as normas, visando a proteção do meio ambiente. VEJA MAIS!
Ler Mais
 | 29 / 08 / 23
Análise Preliminar de Riscos (APR) é uma ferramenta especialmente utilizada na construção civil, para identificar e avaliar problemas prejudiciais ao trabalho. VEJA MAIS!
Ler Mais
1 2 3 31

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
07:57 | 26/02/2024