Menu
Logo da Etesco Construções

O que é uma fundação rasa? Conheça os detalhes!

Atualizado em 20/06/2023
Tempo de leitura: 2 min.

Para que a estrutura de uma edificação não entre em colapso, é necessário distribuir as forças que atuam sobre ela. Esse é o principal objetivo das fundações, responsáveis por transmitir essa carga e distribuí-las como um todo pelo terreno. Mas e a fundação rasa, para que serve?

Canva | Fonte: Wittybear

Vamos falar sobre esse assunto no post de hoje. Continue nos acompanhando para saber mais detalhes!

A importância do uso da fundação em obras

Antes de falar sobre a fundação rasa, vamos destacar a importância do uso de fundações em projetos de obras. De maneira geral, é possível dizer que a fundação é importante para promover a estabilidade e a segurança das edificações.

E não podemos esquecer que a execução de uma obra começa pela fundação, por onde toda a estrutura será construída

Em quê consiste a fundação rasa?

A fundação rasa é uma das fundações que distribui cargas e as mesmas são provenientes da edificação até o solo

Em outras palavras, é uma base que deve ser utilizada em solos resistentes, com profundidade inferior a 3 metros. Ela pode ser classificada em três tipos:  

  • Sapatas;
  • Bloco de fundação;
  • Radier.

A escavação é essencial para conferir a resistência, independente do método, além de ser necessário o uso de outros materiais, entre eles o concreto. As sapatas são subdivididas em corridas e isoladas.

Enquanto as sapatas corridas são contínuas e possuem o formato de uma viga, sendo utilizadas quando há uma distância menor entre os pilares, as isoladas são blocos feitos de concreto armado, aplicados em pilares distantes.

Por sua vez, os blocos de fundação apresentam um formato retangular de concreto, sem a presença de armadura de aço. Assim sendo, é necessária uma dimensão maior para que se torne resistente.

E o radier, que possui uma espessura semelhante a uma laje de concreto armado, sendo construído por baixo da estrutura e fazendo com que as cargas sejam distribuídas ao solo devido à sua extensão.

É importante lembrar que a NBR 6122 é a norma que deve ser reconhecida e respeitada pelos gestores de obras e todos os envolvidos no projeto. Isso porque ela é responsável por definir os critérios para o uso correto da fundação. 

Já trabalhou com uma fundação rasa? Possui outras dúvidas sobre o assunto? Deixe um comentário e compartilhe o conteúdo!

Até a próxima!

 TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Existem dois tipos de armaduras, sendo a armadura positiva e a negativa muito utilizadas na construção civil. Entenda melhor e saiba o que pode diferenciá-las!
Ler Mais
Aditivos para concreto são substâncias adicionadas à mistura de cimento, água, areia e outros agregados para promover uma construção mais resistente. VEJA MAIS!
Ler Mais
1 2 3 101

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
11:46 | 23/02/2024