Menu
Logo da Etesco Construções

O que fazer para diminuir os riscos de Acidentes em Obras?

Atualizado em 02/09/2022
Tempo de leitura: 3 min.

Em uma obra podem ocorrer diversos acidentes. Por isso, é importante que as construtoras estejam preparadas para evitar essa situação. Mas, o que é preciso fazer para diminuir os riscos de acidentes em obras?

Envato Elements | Fonte: diego_cervo

Responderemos essa pergunta no post de hoje. Acompanhe os detalhes a seguir e fique por dentro do assunto!

Quais podem ser as causas de Acidentes na Construção civil?

Sabemos que uma obra exige movimentação da parte dos colaboradores, todos os dias. E são vários os momentos onde podem ocorrer acidentes, como por exemplo, quando não existe o treinamento da equipe.

Ou quando não são utilizados os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e não há fiscalização durante a execução do projeto. Também vale lembrar do uso de máquinas e equipamentos com defeitos, gerando perigo.

Acidentes em obras: como diminuir os Riscos?

A construção civil é um dos setores com maiores riscos de acidentes de trabalho. Embora dados recentes divulgados pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) apontem uma redução significativa na quantidade de acidentes, para as empresas a prevenção continua sendo fundamental.  

Além disso, quando uma construtora não preza por um padrão melhor de segurança de seus trabalhadores, ela pode sofrer prejuízos, como multas e sanções legais por não cumprir com a legislação e o comprometimento da imagem da empresa.

Também podemos citar os gastos com tratamentos e processos por parte do colaborador que sofreu o acidente, bem como a queda de rendimento de seus companheiros.

Assim sendo, para evitar problemas como esses, existem algumas medidas focadas na prevenção, que podem ser utilizadas para diminuir os riscos de acidentes em obras. A seguir, vamos destacar as principais!

Utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

Como dissemos anteriormente, se não houver o uso dos EPIs, as chances de acidentes são grandes. Eles são fundamentais para diminuir a exposição do trabalhador aos riscos que podem provocar lesões graves. Fazem parte da lista de EPIs:

  • Óculos de segurança;
  • Luvas;
  • Sapatos;
  • Tampões.

Respeitar as NRs da construção civil

É necessário que a construtora esteja atenta ao conjunto de Normas Regulamentadoras, as NRs, que fazem parte desse setor e que visam a segurança e a medicina do trabalho. Cada norma prevê um procedimento diferente. 

A NR 12, por exemplo, é voltada para a segurança em máquinas e equipamentos. Por sua vez, a NR 35 visa a proteção de trabalho em altura e a NR 10 os serviços elétricos, entre outros.

Treinar bem os colaboradores

Ter EPIs em boas condições de uso, exigir que os colaboradores utilizem, mas não mostrar a eles a importância real desses equipamentos e muito menos como utilizá-los, não é o correto. 

É importante treinar a equipe para que todos saibam como usar os EPIs além de incentivar a participação em palestras e cursos técnicos que falem sobre a prevenção de acidentes.  

Sinalizar locais de risco

Sinalizar o canteiro de obras é mais uma maneira de diminuir os riscos de acidentes e garantir a segurança dos colaboradores. Devem ser utilizadas placas, faixas, adesivos e tudo o que puder indicar um local perigoso.

Esse reforço deve acontecer principalmente em áreas onde existe contato ou exposição de produtos químicos ou em lugares com riscos de queda. 

Manter uma boa organização no canteiro de obras

Esse é um dos cuidados mais importantes para evitar acidentes. Isso porque, quando um ambiente está fora dos padrões que a construção exige, o risco de falhas e erros tendem a ser mais constantes.

Essas são as principais formas de diminuir os riscos de acidentes em obras. Você já conhecia esses métodos? Conte-nos nos comentários abaixo!

Até o próximo post! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 21 / 11 / 23
Compliance ambiental é uma prática aplicada às empresas para que operem de maneira sustentável e respeitem as normas, visando a proteção do meio ambiente. VEJA MAIS!
Ler Mais
 | 29 / 08 / 23
Análise Preliminar de Riscos (APR) é uma ferramenta especialmente utilizada na construção civil, para identificar e avaliar problemas prejudiciais ao trabalho. VEJA MAIS!
Ler Mais
1 2 3 31

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
15:15 | 27/02/2024