Menu
Logo da Etesco Construções

Onde o concreto usinado pode ser aplicado?

Atualizado em 27/10/2023
Tempo de leitura: 2 min.

O concreto usinado ou concreto dosado em central (CDC) é um material versátil e amplamente utilizado na construção civil devido à sua resistência e durabilidade. 

Se você nunca utilizou esse tipo de concreto em seu projeto, continue nos acompanhando para saber mais detalhes e onde aplicá-lo! 

Características do concreto usinado

Podemos dizer que o concreto usinado é fabricado em usinas com dosagem, controle de material e tempo de mistura, sendo levado em seguida para o canteiro de obras através de um caminhão, conhecido como betoneira.

Todo esse processo recebe monitoramento para garantir a homogeneidade do material por inteiro. Desta forma, as estruturas se tornam mais seguras, uma vez que a durabilidade do concreto aumenta.

Sua composição também envolve alguns agregados, que são selecionados e podem ajudar na diminuição de custo-benefício do projeto.

Quais as vantagens do concreto usinado?

O concreto usinado oferece diversas vantagens em comparação ao concreto moldado in loco. Entre as principais, podemos destacar:

Controle de qualidade

O concreto usinado é produzido em locais equipados, com tecnologia e controle de qualidade avançado, o que resulta em um produto mais consistente. Isso garante que o concreto atenda às especificações e padrões de resistência desejados.

Economia de tempo e mão de obra

Outra vantagem desse tipo de concreto é a economia de tempo, uma vez que elimina a necessidade de preparo do material no próprio canteiro de obras, acelerando o processo de construção e reduzindo os custos de mão de obra.

Redução de resíduos

Por ter uma produção sob medida, há menos desperdício de materiais, sendo muito benéfico do ponto de vista ambiental e econômico.

Praticidade

Essa é uma das opções mais interessantes para uma construção, por conta de sua praticidade e por já estar pronto para ser transportado para o uso

Afinal, onde pode ser aplicado o concreto usinado?

Basicamente, o concreto usinado apresenta uma variedade de aplicações, sendo as mais comuns:

Construção de edifícios

O concreto usinado é frequentemente usado na construção de edifícios comerciais e residenciais, desde a fundação até as lajes, vigas, pilares e paredes.

Pavimentação e obras de infraestrutura

É utilizado na construção de estradas, calçadas, estacionamentos e pistas de aeroportos. Além de ser aplicado em pontes, viadutos, túneis, barragens e outras estruturas de grande porte.

Estruturas pré-fabricadas

Muitas estruturas pré-fabricadas, como painéis de parede, elementos de concreto armado e outros componentes, são feitas com esse material.

E você, o que acha do uso do concreto usinado? Deixe um comentário e compartilhe o conteúdo!

Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Existem dois tipos de armaduras, sendo a armadura positiva e a negativa muito utilizadas na construção civil. Entenda melhor e saiba o que pode diferenciá-las!
Ler Mais
Aditivos para concreto são substâncias adicionadas à mistura de cimento, água, areia e outros agregados para promover uma construção mais resistente. VEJA MAIS!
Ler Mais
1 2 3 101

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
07:57 | 26/02/2024