Menu
Logo Links Úteis | Etesco

Para que servem os drones em um projeto de obras? 

Atualizado em 04/04/2023
Tempo de leitura: 2 min.

Ao longo do tempo, vimos um grande crescimento tecnológico e milhares de novidades surgindo e auxiliando em vários setores. E foi assim com a construção civil, que aderiu às novas tecnologias e vem fazendo uso de drones em projetos de obras. 

a imagem ilustra 3 homens de colete controlando um drone
Canva | Fonte: zstockphotos

A pergunta que fica é: qual a finalidade de um drone durante um projeto? Para saber a resposta e entender um pouco mais sobre o assunto, acompanhe o post a seguir!

Drones: o que são? 

Drones são aparelhos tecnológicos que podem ser controlados à distância por inteligência artificial ou uma pessoa através de controle remoto.

Existem diversos formatos e tamanhos, com hélices que os auxiliam no alcance de mais de 2 mil metros de altura. 

Geralmente, são equipados com câmeras e sensores para registrar vídeos, fotos ou escanear uma superfície, além de serem movidos a bateria, com um tempo determinado de uso, precisando de carga rápida. 

O uso de drones na construção civil

Há anos atrás, o uso de drones na construção civil era algo inesperado. Mas isso mudou bastante, pois atualmente são utilizados de maneira ampla e auxiliam, principalmente, na captação de imagens. 

As imagens podem ser coletadas de diversos ângulos, se aproximando o máximo possível da visão real. 

Desta forma, então, podemos dizer que o uso dos drones contribui no aumento da capacidade de realização de um projeto de obras, bem como o desenvolvimento da infraestrutura, pois torna tudo mais prático e otimizado.

Aplicações de drones no projeto de obras

Já explicamos o que são os drones e qual a função na construção civil. Agora, vamos destacar suas aplicações em um projeto de obras.

Avaliação e mapeamento de terreno  

Dependendo do tamanho do projeto, o mapeamento pode custar mais caro e ser complexo. Neste caso, os drones possuem um papel fundamental por servirem de suporte para os responsáveis pela obra e ajudar a mapear e avaliar os terrenos. 

Através deles é possível verificar números e simular alterações sem custos maiores e com um processo mais ágil.

Fiscalização e monitoramento

Na execução de um projeto de obras, é necessário monitoramento e fiscalização, algo que é possível com o uso de um drone.

Assim sendo, o gestor pode programar melhor suas atividades e ao mesmo tempo, analisar cada etapa da construção para descobrir como está o andamento.

Essa tecnologia também permite a análise do uso de EPIs e EPCs por meio de imagens capturadas, além de verificar se os elementos da estrutura estão de acordo com o projeto.

Inspeção pós-obra

E os drones não são utilizados apenas durante a construção. Esses dispositivos também atuam no pós-obra, na hora de inspecionar o terreno e verificar se não existem problemas com eletricidade, rachaduras ou infiltrações.

Para finalizar, devemos lembrar dos sensores termais, que tornam a capacidade de uso do drone na construção civil ainda maior. 

Você já sabia que os drones podem ajudar em um projeto de obras? Possui outras dúvidas sobre o assunto? Deixe um comentário e compartilhe o conteúdo!

Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra por que o Estudo de Impacto Ambiental é vital em projetos de construção, promovendo decisões informadas e sustentáveis.
Ler Mais
Saiba como a gestão de projetos na construção predial pode garantir o sucesso de empreendimentos. Clique aqui e saiba mais!
Ler Mais
1 2 3 107

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
08:31 | 12/06/2024