Menu
Logo Links Úteis | Etesco

Pavimento permeável: onde utilizar e quais os benefícios?

Atualizado em 08/08/2023
Tempo de leitura: 2 min.

Você já ouviu falar em pavimento permeável? Na construção civil, ele vem sendo muito utilizado e consiste na aplicação de uma camada superficial uniforme em camadas com alto grau de porosidade, com o objetivo de absorver a água da chuva.

Canva | Fonte: Ryan Glenn

Quer entender melhor sobre esse tipo de pavimento, seus benefícios e onde utilizá-lo? Acompanhe o post a seguir!

Afinal, o que é um pavimento permeável? 

O pavimento permeável, também chamado de concreto poroso, começou a ser utilizado no setor da construção civil na década de 1940. A princípio, o material não apresentava qualidade e deixava a desejar no quesito eficácia.

Ainda assim, os gestores seguiram fazendo uso do mesmo, que ganhou força e popularidade nos anos 70. 

Desta forma, então, ele começou a servir de auxílio para a retenção de água da chuva de modo que ela não acumulasse e as enchentes fossem evitadas em diversos lugares. 

Outro detalhe importante do pavimento permeável é que ele dispõe de maiores pedras, com ou sem uma quantidade de areia. Além de ter camadas subsuperficiais, que alcançam até 60% de permeabilidade.

Quais os tipos de pavimentos permeáveis? 

Existem alguns tipos de pavimentos permeáveis que podem ser usados em uma obra, sendo eles:

  • Bloco de concreto vazado;
  • Concreto moldado;
  • Placas de concreto;
  • Pavimento intertravado com blocos de concreto.

É importante ressaltar que a escolha dependerá do tipo de projeto e das necessidades do local, uma vez que cada revestimento pode interferir de uma forma diferente no volume de absorção de água.

Onde o pavimento permeável pode ser utilizado?   

Em geral, o pavimento permeável apresenta uma ótima funcionalidade, pode ser utilizados em locais públicos ou privados, como por exemplo:

  • Estacionamentos;
  • Condomínios;
  • Calçadas;
  • Parques.

Benefícios do pavimento permeável

Um dos principais benefícios do pavimento permeável está relacionado ao meio ambiente. Isto porque ele ajuda a eliminar problemas ambientais e até mesmo urbanos que surgem, muitas vezes, por conta da impermeabilização do solo. 

A redução ou eliminação do escoamento superficial é outro benefício oferecido por esse tipo de pavimento, uma vez que ele permite a filtragem da poluição que ocorre devido à substâncias e outros fluídos do solo urbano.

Também podemos destacar como benefício a cor clara do material, que absorve menos radiação solar, ou seja, uma temperatura mais amena, que evita o superaquecimento das vias.

E por falar em vias urbanas, o concreto permeável, quando utilizado em calçadas, ajuda a evitar aquelas poças de água que se formam em dias de chuvas fortes. O uso desse tipo de pavimento também é fundamental na redução de enchentes

Para finalizar, vale lembrar que os gastos podem ser reduzidos com o uso do material, considerando que o sistema de instalação dispensa a adição de cimento e argamassa, podendo ser reutilizado se for necessária a manutenção.

Agora conte-nos o que acha do pavimento permeável? Já trabalhou com ele alguma vez? Comente abaixo e compartilhe!

Até o próximo conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra como o asfalto ecológico pode reduzir custos, impulsionar a inovação e fortalecer a responsabilidade ambiental das empresas.
Ler Mais
Descubra como o solo grampeado é utilizado na estabilização de encostas e taludes, prevenindo deslizamentos e assegurando a segurança de infraestruturas. Clique aqui e saiba mais!
Ler Mais
1 2 3 17

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
08:31 | 12/06/2024