Menu
Logo Links Úteis | Etesco

Plataformas de perfuração: como funciona um navio-sonda?

Tempo de leitura: 3 min.

Você sabia que o fundo do mar contém petróleo e para explorar essas jazidas, é necessário o uso de um equipamento que alcance o fundo do oceano e realize a perfuração? Nesse processo é utilizado o que chamamos de navio-sonda.

A imagem mostra uma grande plataforma de petróleo no meio de um corpo d'água. A plataforma é feita de metal vermelho e branco, e tem um barco na água ao redor da plataforma.
Freepik | Fonte: www.slon.pics

Mas afinal, o que é um navio-sonda e como ele funciona? Vamos explicar um pouco melhor no post de hoje. Acompanhe a seguir! 

Tipos de perfuração existentes 

A perfuração pode ser classificada como onshore e offshore, sendo dois métodos distintos e utilizados na indústria de petróleo e gás, para acessar reservatórios subterrâneos de hidrocarbonetos, como petróleo e gás natural.

Perfuração Onshore

A perfuração onshore é realizada em terra firme, ou seja, em áreas que estão localizadas em terra, longe do mar

Esse tipo de plataforma pode variar desde estruturas relativamente simples, até instalações mais complexas, dependendo da profundidade e dificuldade do processo.

Geralmente, envolve um custo mais baixo em comparação à perfuração offshore, pois não há necessidade de lidar com a complexidade associada à operação em um ambiente marinho. 

Perfuração Offshore

Já a perfuração offshore ocorre em áreas submarinas, onde as plataformas de perfuração são instaladas em locais fixos, semi-submersíveis ou até mesmo em navios especializados, conhecidos como navios-sonda ou plataformas de perfuração.

Essas operações são mais complexas e geralmente possuem um custo maior do que a perfuração onshore, devido às tecnologias e logísticas necessárias para operar em águas profundas e muitas vezes remotas.

Embora seja mais desafiadora, ela oferece acesso aos reservatórios que não podem ser alcançados pela outra perfuração, além de evitar muitas restrições ambientais associadas à perfuração em terra.

Qual a função do navio-sonda?

Um navio-sonda é uma embarcação especialmente projetada para perfuração offshore, conforme dissemos anteriormente.

Sua estrutura é robusta, capaz de suportar condições adversas no mar, como ondas altas e ventos fortes. É equipada com uma torre de perfuração ou uma sonda, que pode ser abaixada até o leito marinho.

Além da torre de perfuração, o navio-sonda também possui uma plataforma de trabalho, onde estão localizados os equipamentos de apoio à operação, como:

  • Sistemas de manuseio de tubos;
  • Bombas de lama;
  • Unidades de tratamento de fluidos, entre outros.

Durante o processo, é necessário controlar os fluidos no poço para garantir a estabilidade e a segurança da operação. Isso é feito através de materiais específicos, geralmente à base de água ou óleo e sistemas de controle de pressão.

Muitos navios-sonda são equipados com sistemas de posicionamento dinâmico, para manter a embarcação estável e na posição correta durante as operações. Isso é crucial, pois mesmo uma pequena movimentação, a precisão da perfuração pode ser afetada.

Uma equipe altamente especializada de engenheiros, técnicos e trabalhadores marítimos são responsáveis por operar o navio-sonda. Esta equipe controla todas as fases da perfuração, desde a preparação do poço, até a conclusão do processo.

Para finalizar, podemos dizer que o navio-sonda é altamente sofisticado e especializado, desempenhando um papel essencial na exploração e produção de petróleo e gás em águas profundas. 

Ele combina tecnologia avançada, equipamentos de alta precisão e uma equipe experiente para realizar operações de perfuração de forma segura e eficiente.

Agora conte-nos se você já conhecia essas informações sobre o navio-sonda. Em caso de dúvidas, deixe o seu comentário!

Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 30 / 09 / 22
Os poços de perfuração são parte do processo de extração do petróleo das jazidas, mas nem todos os poços possuem a mesma função. Entenda as diferenças entre eles!
Ler Mais
 | 23 / 09 / 22
A tecnologia chegou para transformar e trazer muitos benefícios para a indústria do petróleo. Confira as 4 principais tecnologias utilizadas nesse setor.
Ler Mais
1 2 3 5

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
09:20 | 10/04/2024