Menu
Logo da Etesco Construções

Quais as diferenças entre Pavimento e Asfalto? Descubra!

Atualizado em 14/03/2022
Tempo de leitura: 2 min.

Assim como a pavimentação, o asfaltamento de estradas, ruas e avenidas garante melhores condições de tráfego e mobilidade. Mas, você sabia que existem diferenças entre pavimento e asfalto?

No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre pavimento e asfalto e você vai descobrir o que os diferencia. Continue lendo!

Características do Pavimento

Basicamente, o pavimento é uma camada desenvolvida por um ou mais materiais. Ela fica disposta sobre um terreno natural que também pode ser terraplanado. Seu objetivo é fazer com que esse terreno se torne resistente, permitindo a circulação de veículos.

Os materiais utilizados no processo de pavimentação precisam passar por uma avaliação de drenagem, isto é, da capacidade de absorção de água em seu interior.

Uma outra questão fundamental é a criação do sistema de drenagem subsuperficial, para evitar que ocorram certos danos, como a diminuição da resistência ao deslocar materiais. 

Em termos de efeitos danosos, um dos principais problemas dos pavimentos é a infiltração, que pode provocar danos na estrutura e reduzir a vida útil, bem como sua capilaridade, devido à tensão superficial nos vazios do solo.

Tipos de Pavimentos existentes

Existem alguns tipos de pavimentos, sendo classificados como rígido, semi flexível e flexível.

Rígido

O pavimento rígido possui exigências menores de manutenção, uma vez que não sofre deformações, sendo resistente à ação de combustível e óleo. É considerado como o tipo que menos sofre desgaste ao longo do tempo. 

Semi flexível

Presente nas vias públicas, por onde passam os veículos mais pesados. É um tipo de pavimento executado com base cimentada e revestimento flexível. O nível de deformação é intermediário.

Flexível

Com uma vida útil de até dez anos, esse tipo de pavimento é feito à base de granulares e revestimento asfáltico. Em muitos casos, é considerado o melhor tipo de pavimento, por suprir muito bem os esforços de uma via pública.

E quais as Características do Asfalto?

Por sua vez, o asfalto é uma mistura espessa de materiais com uma estrutura sólida. Essa estrutura é formada por misturas de hidrocarbonetos não voláteis de massa molecular elevada. 

Suas propriedades são isolantes e adesivas, podendo ser amolecidas em temperaturas que variam entre 150ºC e 200ºC. 

Quando esse material se junta a um agregado mineral, ele une as partículas e funciona como um agente de cimento, sendo aplicado em espaços urbanos.

Agora conte-nos se você já conhecia essas diferenças entre pavimento e asfalto ou se ainda possui alguma dúvida. 

Deixe um comentário e compartilhe o conteúdo! Até semana que vem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para garantir a durabilidade e resistência de uma construção, é utilizado um método conhecido como cura do concreto. Entenda como funciona e qual o tempo de realização!
Ler Mais
Terraplanagem é o processo de aplanar um terreno, envolvendo várias etapas e deixando-o preparado para receber uma infraestrutura. Entenda melhor a sua importância!
Ler Mais
1 2 3 15

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
15:19 | 21/02/2024