Menu
Logo da Etesco Construções

Quais as inovações tecnológicas que podem auxiliar no saneamento básico?

Atualizado em 26/01/2024
Tempo de leitura: 2 min.

Com o passar do tempo, a tecnologia vai avançando e impactando os mais diversos setores da sociedade. E você sabia que as inovações tecnológicas podem auxiliar no saneamento básico? 

Envato Elements | Fonte: Edovideo

Vamos explicar melhor no post de hoje. Continue nos acompanhando para saber mais detalhes e descobrir quais são essas inovações!

A importância tecnológica no saneamento básico

O uso de inovações tecnológicas em diferentes setores tem como objetivo otimizar os processos e melhorar a forma como as empresas exercem suas atividades. Isso também acontece com o saneamento básico. 

Assim sendo, a tecnologia desempenha um papel fundamental no avanço e na melhora dos sistemas de saneamento, contribuindo para a promoção da saúde pública, a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

Em outras palavras, é importante para garantir que os serviços de saneamento sejam cada vez mais aprimorados e realizados com uma eficiência maior, proporcionando resultados positivos. 

Quais as tecnologias para o saneamento básico?

Existem várias inovações tecnológicas que podem ser aplicadas para melhorar o saneamento básico, reduzindo custos e melhorando a qualidade dos serviços relacionados ao tratamento de água e esgoto. Entre as principais, podemos destacar:

Sistema MBR (Moving Bed Bio-Reactor)

Utiliza bio mídias dentro de reatores biológicos, para aumentar a população de microrganismos. As mesmas são pequenas peças confeccionadas em plástico, responsáveis por facilitar a criação de um biofilme.

Desta forma, é possível manter o volume de reação, assim como os sistemas convencionais, é indicado para otimizar o tratamento do esgoto em locais menores. 

Sensores inteligentes

Possuem a função de monitorar a qualidade da água em tempo real. Esses sensores podem detectar níveis de poluentes, bactérias e outros contaminantes, permitindo uma resposta rápida a eventos adversos.

Biomassa anaeróbia granular

A biomassa anaeróbia granular é uma forma específica de tratamento biológico de águas residuais, que ocorre em sistemas aeróbios granulares. 

Esses sistemas são projetados para a formação dos chamados grânulos, que são compostos por microrganismos, como bactérias, fungos e protozoários, que se agregam em uma estrutura coesa.

É frequentemente utilizada em sistemas de lodos ativados, onde a água residual é tratada. Oferece algumas vantagens, como uma eficiência maior de tratamento, resistência às mudanças de carga orgânica e uma melhor sedimentação. 

Membranas filtrantes

As membranas filtrantes de água são componentes utilizados em sistemas de filtração de água para remover partículas, impurezas e microrganismos indesejados, proporcionando limpeza e segurança no uso. 

Essas membranas são projetadas para reter os contaminantes enquanto permitem a passagem da água.

A aplicação de cada uma dessas inovações pode variar de acordo com as necessidades específicas de cada região.

Mas, em conjunto, essas tecnologias podem desempenhar um papel significativo na melhora do saneamento básico.

Você já conhecia alguma dessas tecnologias? Existe outra que não citamos acima? Comente abaixo, compartilhe e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 13 / 10 / 23
A falta de saneamento básico prejudica a qualidade de vida de milhares de pessoas e para mudar essa realidade, foram criadas startups de saneamento. ENTENDA MELHOR!
Ler Mais
 | 06 / 07 / 23
O saneamento básico é caracterizado como o conjunto de serviços oferecidos para a população, sendo essenciais para a qualidade de vida, entre outros benefícios. CONFIRA!
Ler Mais
1 2 3 8

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
11:46 | 23/02/2024