Logo da Etesco Construções
Menu

Quais são as etapas e importância da terraplanagem?

Tempo de leitura: 4 min.

A terraplanagem é composta por diferentes etapas, realizadas com o intuito de preparar o terreno para receber uma construção. É preciso fazer a limpeza do espaço, nivelar o solo retirando ou acrescentando terra e compactá-lo, além de outras técnicas complementares. 

Antes de iniciar qualquer tipo de construção, é preciso adequar o terreno conforme as necessidades do projeto. A preparação do espaço é feita por meio da terraplanagem, composta por diversas etapas e técnicas. 

A terraplanagem consiste no conjunto de ações adotado para deixar a área nivelada, com o solo adequado e bem estruturado. O intuito é possibilitar o início do projeto, garantir a boa execução dele, sua segurança e longevidade. 

Neste artigo você vai conhecer as diferentes etapas que compõem o processo de terraplanagem, também algumas técnicas complementares e a importância de todo esse trabalho. Acompanhe!

Etapas da terraplanagem

As etapas que vão compor o processo de terraplanagem dependem das condições em que se encontra o terreno e das características do seu relevo. Veja a seguir as principais fases que precisam ser adotadas.

1. Limpeza da área

A primeira etapa consiste em retirar do caminho tudo aquilo que esteja atrapalhando o início da nova construção. Pode ser necessário, por exemplo, demolir construções antigas ou fazer o desmatamento da área para remover a vegetação. 

Fazemos também o destocamento, a fim de retirar troncos, raízes e outros resquícios da vegetação. Por fim, a limpeza de fato, removendo todos os resíduos para deixar a área totalmente livre.

2. Escavação

Na etapa de escavação, rebaixamos a topografia natural da área para remover o excesso de terra e deixar o espaço nivelado. Em alguns casos é preciso retirar a terra da área com o auxílio de caminhões, que vão encaminhar o material para aterros. 

Entretanto, existem áreas em que é possível espalhar essa mesma terra fazendo a compensação dos espaços em que há um desnível abaixo da cota do projeto. Assim, o material retirado de um lado é levado para o outro, fazendo um processo de compensação.

3. Aterro

A etapa de aterro é aquela em que acrescentamos terra para que o terreno atinja uma altura mais adequada. Na etapa anterior, da escavação, você viu que podemos fazer a compensação utilizando material do próprio terreno.

Nos terrenos onde não há material suficiente, é preciso fazer a importação de terra conforme o volume necessário para fazer o nivelamento. Costuma ser utilizada a terra vermelha para fazer os aterros.

4. Compactação

Depois que toda a área já está nivelada, seguimos para a etapa de compactação do solo. Para isso, é utilizado um rolo compactador, que vai comprimir toda a terra para que o solo fique mais resistente e firme

Cada projeto requer um determinado nível de compactação, por isso, essa etapa é feita com o auxílio de um engenheiro ou de um calculista, para definir o que é mais adequado. Além disso, na maioria das vezes a compactação do solo é feita em camadas, para garantir uma maior eficiência e a estabilidade do terreno por completo.

Existem casos em que a terra já está seca demais, então, é preciso umedecê-la utilizando um caminhão-pipa. Em outros, ela está muito úmida e é preciso secá-la. É muito importante realizar de uma forma adequada o processo de compactação porque ele ajuda a evitar deslizamentos de terras.

Técnicas complementares

Algumas técnicas complementares são aplicadas durante o processo de terraplanagem, a fim de garantir uma melhor preparação da área conforme as características dela e a necessidade do projeto. Confira.

Troca de solo

Nem sempre o local que vai receber um determinado projeto tem um solo adequado para a construção. Nesses casos, é feita a troca de solo, cuja necessidade é definida após um estudo. Fazemos a escavação e a remoção do material, para aterrar em seguida e compactar.

Drenagem

No caso dos solos muito úmidos, fazemos a drenagem criando canais em alguns locais estratégicos, a fim de facilitar o escoamento da água presente no terreno. Entretanto, se esse excesso de umidade for devido à presença de nascentes, o projeto deve respeitar um raio de 50 m para criação do canal, que desviará a água da construção. Esse processo é ainda mais importante nos casos em que será feita uma fundação profunda.

Prevenção de erosão

Para prevenir o surgimento de erosões, são criadas curvas de nível dependendo do grau de inclinação e da extensão do terreno. A função dessas curvas é fazer a captação da água que escorre na terra, evitando que ela ganhe velocidade e abra valas no solo.

Por que a terraplanagem é importante? 

A terraplanagem é importante para qualquer tipo de construção civil; pode ser para uma residência, um grande edifício, um centro comercial ou rodovias. Cada projeto tem suas próprias características e necessidades, exigindo que o solo seja adequado para atender essas demandas

Na terraplanagem fazemos essa adequação considerando as características do terreno e as necessidades do projeto. Com isso, tornamos a construção viável e garantimos estabilidade para suas fundações, seja utilizando estruturas metálicas, concreto ou alvenaria.

É por meio da terraplanagem que preparamos a base para a construção, por isso ela é uma etapa essencial e precisa ser realizada com bom planejamento. Afinal, uma base inadequada compromete toda a estrutura que virá a seguir, logo, um trabalho bem feito mantém a segurança e a longevidade do projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Existem diversos tipos de pavimento que podem ser utilizados para fazer a pavimentação das vias. Conheça as opções e suas características.
Ler Mais
O pavimento asfáltico é produzido com o intuito de aliviar as tensões das cargas, proporcionando uma melhoria no fluxo de automóveis. Saiba mais!
Ler Mais
1 2 3 9

© ETESCO, 2021. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram