Menu
Logo da Etesco Construções

Qual a função e as vantagens do uso do telhado verde?

Atualizado em 01/08/2023
Tempo de leitura: 2 min.

Alguma vez você já ouviu falar em telhado verde? Para muitos, essa é uma novidade, mas há um tempo vem ganhando espaço na construção civil, oferecendo diversas vantagens que vão além da estética.

No post de hoje, vamos falar mais sobre o assunto. Continue nos acompanhando para saber mais detalhes!

Afinal, o que é o telhado verde?

Telhado verde é um tipo de telhado ecológico que utiliza recursos naturais em sua composição na cobertura de uma edificação. 

Em outras palavras, quando pensamos em edificações sustentáveis, logo associamos à natureza, não é mesmo? É justamente essa a sensação transmitida pelo telhado verde, que utiliza terra e plantas ao invés de concreto, telhas, entre outros. 

É uma cobertura vegetal que pode ser elaborada com grama ou plantas, sendo instalada em lajes ou até mesmo em telhados convencionais. 

Mas, antes de implementá-lo é importante lembrar que nem todos os projetos podem conter um telhado verde. Assim sendo, o ideal é verificar a resistência da laje e a impermeabilização de suas raízes para que não ocorram erros.

Quais os tipos de telhado verde existentes?

Existem, basicamente, dois tipos de telhado verde que podem ser implementados, sendo eles:

Extensivo

Um sistema mais leve e fino, com no máximo 8 cm de espessura, sendo mais comum e viável financeiramente, embora não suporte tanto a carga de água da chuva. 

Intensivo

Sistema com uma espessura melhor e que suporta uma variedade de plantas que o torna mais pesado. Sua instalação exige no mínimo 20 cm e necessita de um número maior de manutenções.

Vantagens oferecidas pelo telhado verde

O telhado verde oferece diversos benefícios, principalmente por estar relacionado com a sustentabilidade. Podemos destacar entre suas vantagens:

Valorização do imóvel

A maioria dos projetos que contam com o telhado verde podem ser considerados como sustentáveis e inovadores. Logo, essas características aumentam o valor e deixam o imóvel mais atrativo no mercado, além de ser um diferencial para quem aluga ou compra.

Isolamento térmico

A aplicação de vegetação sobre uma cobertura consegue reter a umidade, proporcionando o controle da temperatura do ambiente, formando uma barreira contra o calor. Isso é caracterizado como isolamento térmico.

Economia de energia 

Conforme dissemos, o telhado verde é um excelente isolante térmico responsável por amenizar a temperatura da edificação.

Desta forma, a necessidade de equipamentos para resfriar o local, aquecer ou controlar a umidade são descartados, gerando economia de energia.

Drenagem

Outra vantagem oferecida é a drenagem ou escoamento da água da chuva, algo que impede o acúmulo do líquido no telhado, bem como vazamentos.

Visual inovador

A estética é inovadora e isso faz com que o telhado verde contribua com a harmonização entre o meio ambiente e as paisagens urbanas.

E você, o que acha de uma construção com telhado verde? Deixe um comentário abaixo e compartilhe o conteúdo.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Existem dois tipos de armaduras, sendo a armadura positiva e a negativa muito utilizadas na construção civil. Entenda melhor e saiba o que pode diferenciá-las!
Ler Mais
Aditivos para concreto são substâncias adicionadas à mistura de cimento, água, areia e outros agregados para promover uma construção mais resistente. VEJA MAIS!
Ler Mais
1 2 3 101

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
15:19 | 21/02/2024