Menu
Logo da Etesco Construções

Qual o papel da realidade aumentada no setor da construção civil?

Atualizado em 15/03/2023
Tempo de leitura: 2 min.

A tecnologia vem avançando cada vez mais rápido, em diversos setores. E a construção civil também embarca nas novidades tecnológicas. Enquanto muitas empresas investem em softwares de gerenciamento, algumas já estão focando na realidade aumentada.

Canva | Fonte: milanvirijevic

No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre essa nova tecnologia e a sua função na construção civil. Quer saber mais detalhes? Acompanhe a seguir! 

Realidade aumentada: o que é?

Realidade aumentada é caracterizada por elementos virtuais e reais oferecendo diversos benefícios.

É uma tecnologia que, há algum tempo, já vem sendo utilizada, porém somente agora está sendo popularizada e oferecendo acesso por meio de celulares e tablets, algo que vem beneficiando os arquitetos, engenheiros e todos os gestores da construção civil.   

O objetivo da realidade aumentada é ajudar no projeto, ou seja, no momento em que a obra está sendo colocada em prática, proporcionando uma visão melhor e mais exata do que será a construção.

Como a realidade aumentada é aplicada na construção civil? 

No setor da construção civil, a realidade aumentada pode ser aplicada em diversas etapas. A seguir, explicaremos cada uma delas!

Criação e visualização de plantas 

Durante o planejamento, isto é, quando a obra ainda é apenas um projeto, os arquitetos e engenheiros podem aproveitar muito bem essa tecnologia. Com ela, é mais fácil que uma planta saia do papel para se tornar ‘real’.

Visualização do imóvel 

Através da realidade aumentada você pode mostrar ao cliente como ficará o projeto final e principalmente, fazer com que ele se sinta seguro com relação ao processo de construção. Isto porque ele praticamente se sentirá dentro da edificação, mesmo sem estar finalizada.

Diminuição de erros

Muitos aplicativos já conseguem mostrar o passo a passo, isto é, cada etapa da obra, instalações e equipamentos utilizados, algo que ajuda a diminuir a ocorrência de erros durante o projeto.

Treinamento no canteiro de obras

No canteiro de obras, a realidade aumentada possibilita diversos cenários. Em outras palavras, podemos dizer que essa tecnologia também possui um papel fundamental no treinamento dos colaboradores. 

Agora que você já sabe como funciona a realidade aumentada na construção civil, conte-nos o que acha sobre essa tecnologia? Já utilizou em seus projetos?

Deixe o seu comentário. E até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Existem dois tipos de armaduras, sendo a armadura positiva e a negativa muito utilizadas na construção civil. Entenda melhor e saiba o que pode diferenciá-las!
Ler Mais
Aditivos para concreto são substâncias adicionadas à mistura de cimento, água, areia e outros agregados para promover uma construção mais resistente. VEJA MAIS!
Ler Mais
1 2 3 101

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
15:19 | 21/02/2024