Menu
Logo Links Úteis | Etesco

Rastreabilidade do concreto: quais os benefícios para a obra?

Atualizado em 11/11/2022
Tempo de leitura: 2 min.

Ao longo do tempo, a construção civil se tornou um dos setores mais importantes do mercado. Com isso, a qualidade dos processos e insumos utilizados em projetos de obras ficou cada vez mais importante. É nesse contexto que está inserida a rastreabilidade do concreto.

Canva | Fonte: Canetti

Mas, como funciona essa rastreabilidade e quais os benefícios que ela pode oferecer? Acompanhe o post de hoje para entender melhor! 

O que é a rastreabilidade do concreto?

A rastreabilidade do concreto é um processo de monitoramento do insumo nas cargas dos caminhões que estão envolvidos no canteiro de obras.

É uma etapa fundamental para auxiliar os engenheiros, uma vez que, coordenar uma concretagem com um grande número de caminhões-betoneira, não é uma tarefa tão simples. 

Por isso, é importante conhecer o histórico do concreto e até mesmo a origem do caminhão, as condições climáticas do dia e descobrir qual será a duração do descarregamento. Essas informações são obtidas por meio da rastreabilidade e podem ajudar a evitar problemas.

Como funciona a rastreabilidade do concreto? 

Primeiro, deve ser feito o controle do concreto. Você deve estar se perguntando, como assim? É isso mesmo, um controle por meio de um sistema de gestão, planilha ou planta simples, incluindo as regiões e elementos que serão concretados. 

Além disso, devem ser anotados os detalhes do caminhão que entregou o material e a localização. Em seguida, vem a parte de recebimento do concreto, onde cada caminhão e quantidade devem ser verificados e descritos em nota fiscal.

Também deve existir um mapa de concretagem e o mesmo precisa ser seguido à risca. Esse planejamento é importante e vai muito além do número exato de cada material. Nesse mapa, é necessário descrever a aprovação, data e resistência do insumo.

E para fechar, é fundamental ter em mente que a rastreabilidade do concreto gera dados que serão agrupados, ou seja, será mantido um histórico. Portanto, deve ser mantida uma boa gestão e armazenagem de dados. 

E quais as vantagens da rastreabilidade de concreto?

Entre as vantagens da rastreabilidade de concreto podemos destacar a qualidade, que é garantida através desse processo, uma vez que são geradas as informações necessárias sobre o material, mostrando para a construtora que o mesmo pode ser utilizado sem preocupações.

Além da confiabilidade das informações, considerando que, com uma boa plataforma de gerenciamento é possível visualizar e registrar esses dados em tempo real, armazenando em um sistema integrado à nuvem, contribuindo para a segurança e impactando de maneira positiva no trabalho dos gestores.

Gostou do conteúdo de hoje? Possui mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário abaixo!

Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra por que o Estudo de Impacto Ambiental é vital em projetos de construção, promovendo decisões informadas e sustentáveis.
Ler Mais
Saiba como a gestão de projetos na construção predial pode garantir o sucesso de empreendimentos. Clique aqui e saiba mais!
Ler Mais
1 2 3 107

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
08:31 | 12/06/2024