Menu
Logo da Etesco Construções

Tecnologia 5G: quais as vantagens para a construção civil?

Atualizado em 13/12/2022
Tempo de leitura: 2 min.

Em uma época em que o mundo parou por conta de uma pandemia (Covid-19), as novas tecnologias se tornaram grandes aliadas das empresas, sendo a tecnologia 5G uma das maiores apostas, prometendo revolucionar a economia e sendo muito cogitada no setor da construção civil.

Canva | Fonte: MARHARYTA MARKO

Quer entender melhor sobre o 5G e saber quais vantagens ele pode proporcionar? Continue acompanhando o post de hoje!

Afinal, como funciona a tecnologia 5G? 

A tecnologia 5G apresenta inúmeros diferenciais, entre eles a sua ampla cobertura e conexão mais estável, com a capacidade de auxiliar em trabalhos remotos e na troca de informações de maneira instantânea.

Outro ponto que devemos destacar sobre a tecnologia 5G é sua capacidade de impulsionar o uso da Inteligência Artificial (IA) e IoT (Internet das Coisas). Além de economizar até 90% de energia, o que reflete diretamente em uma duração maior da bateria dos dispositivos. 

Desta forma, então, a produtividade das equipes de diversos segmentos aumenta, pois não existe a necessidade de pausar o trabalho para recarregar algum aparelho, como celular ou tablet.

A chegada da tecnologia 5G no Brasil

No Brasil, a tecnologia 5G foi lançada em meados de julho deste ano e aos poucos vem ganhando mais espaço. Por ser uma substituta dos cabos de fibra óptica, utilizando ondas de rádio frequência para garantir uma melhor performance na transmissão de dados, a tecnologia 5G ainda precisará de adequações.  

As ondas de rádio acabam sendo mais curtas e precisam de uma quantidade maior de antenas, que devem ser providenciadas. Assim sendo, é necessário investir em uma infraestrutura e instalação de antenas que suportem a conexão.

Quais as vantagens da tecnologia 5G para o canteiro de obras?

É certo que, cada vez mais, o setor da construção civil vem utilizando a tecnologia a seu favor. Alguns recursos como softwares de gestão de obras e o BIM são grandes auxílios na automatização de processos.    

Com a chegada da tecnologia 5G, o consumidor final acaba sendo beneficiado, pois terá acesso a uma tecnologia construtiva diferenciada, que poderá elevar o nível de eficiência do seu trabalho no canteiro de obras. 

E conforme dissemos, também é uma tecnologia bastante útil nesse mercado, por oferecer uma conexão mais rápida e estável, conectar um número maior de dispositivos e assim ajudar a equipe a ter uma produtividade maior.

Vale ressaltar que, através do 5G e sua capacidade maior de conexões entre os aparelhos, serão abertas as portas para soluções sustentáveis na construção civil.  

Em resumo, a partir do momento em que uma construtora adota essa rede mais robusta e flexível em seus projetos, ela pode obter um posicionamento mais estratégico no mercado.

Agora conte-nos o que acha da tecnologia 5G? Já tinha ouvido falar? Sabia que pode ser implementada em projeto de obras? Deixe um comentário abaixo!

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Existem dois tipos de armaduras, sendo a armadura positiva e a negativa muito utilizadas na construção civil. Entenda melhor e saiba o que pode diferenciá-las!
Ler Mais
Aditivos para concreto são substâncias adicionadas à mistura de cimento, água, areia e outros agregados para promover uma construção mais resistente. VEJA MAIS!
Ler Mais
1 2 3 101

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
07:57 | 26/02/2024