Menu
Logo Links Úteis | Etesco

Tecnologia na construção civil: conheça a Internet das Coisas

Tempo de leitura: 2 min.

Ao longo do tempo, a tecnologia foi avançando e assim surgiram inovações que puderam transformar diversos segmentos, incluindo a construção civil. Uma dessas novas tecnologias recebe o nome de IoT (Internet of Things) ou simplesmente Internet das Coisas.

Canva | Fonte: metamorworks

Quer entender como ela funciona e qual o seu papel em um canteiro de obras? Continue acompanhando os detalhes do post de hoje! 

Internet das Coisas: o que é?

A internet que conhecemos é aquela tradicional, que funciona em redes de computadores, tablets e celulares relacionados a outros servidores.

Nesses mesmos servidores, são armazenados diversos dados, criando assim o mundo virtual que estamos acostumados.

Desta forma, então, se você pesquisar por algo específico, como por exemplo, lojas de roupas ou produtos para carros, essa informação será captada e transportada pela rede até o dispositivo que você acessou.

Por sua vez, a Internet das Coisas é capaz de conectar vários objetos que vão desde os eletrodomésticos até o maquinário de uma indústria. 

Ela funciona através da conexão via Wifi ou Bluetooth para a transmissão de dados, sensores que registram a velocidade, temperatura e localização, interface, processamento de informações, entre outros.

A Internet das Coisas e a construção civil

De forma geral, a Internet das Coisas é um grande auxílio para a construção civil, uma vez que aumenta o desempenho no canteiro de obras tornando a produtividade muito melhor. 

Ela possui algumas funções, sendo as principais relatar, monitorar e modificar o ambiente e sua aplicação é bastante ampla.  

Podemos destacar também as tecnologias relacionadas à Internet das Coisas, como a Inteligência Artificial, que auxilia na tomada de decisões e consegue prever riscos de acordo com os dados compilados. 

A realidade virtual ou aumentada é uma outra tecnologia relacionada com IoT e muito utilizada em projetos de obras, evitando que ocorram falhas durante o processo e visualizando as fases da construção

O monitoramento de maquinários também está entre as possibilidades da Internet das Coisas na construção civil, como um meio de otimizar o uso de máquinas e reduzir o desgaste e ociosidade. 

Além dessas aplicações, temos ainda os sensores, responsáveis por integrar os materiais de construção e avaliar sua resistência, algo relacionado ao conceito Smart Grid. 

E a chance de identificar vazamentos de água em tubulações de uma maneira mais precisa, evitando assim um retrabalho. 

Vale lembrar que, durante um projeto de obras, a IoT também pode ser aplicada em edificações inteligentes ou smart buildings. Por meio de dispositivos de automação, é possível integrar os ambientes apenas com um smartphone.

Diante disso, podemos perceber que a Internet das Coisas já faz parte do que a construção civil espera para o futuro, modernizando cada vez mais o setor.

Conte-nos o que acha dessa tecnologia? Já conhecia algo sobre ela? Deixe um comentário e até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra por que o Estudo de Impacto Ambiental é vital em projetos de construção, promovendo decisões informadas e sustentáveis.
Ler Mais
Saiba como a gestão de projetos na construção predial pode garantir o sucesso de empreendimentos. Clique aqui e saiba mais!
Ler Mais
1 2 3 107

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
08:31 | 12/06/2024