Menu
Logo Links Úteis | Etesco

Telha de cerâmica: quais são as vantagens do uso? 

Atualizado em 17/10/2023
Tempo de leitura: 2 min.

Em um projeto de obras são vários os detalhes a serem pensados, como a escolha do telhado, que é de extrema importância. E existem diversos tipos de telhado no mercado, considerando a proteção da estrutura e o design. Um deles é conhecido como telha de cerâmica.

Quer saber mais detalhes e descobrir quais as vantagens do uso desse material? Continue acompanhando o post de hoje!

O que é telha de cerâmica?

A telha de cerâmica é um tipo de cobertura feita de argila e resistente à altas temperaturas. É um dos materiais de construção mais antigos e amplamente utilizados no mundo todo. 

Em outras palavras, é um tipo de telha feita a partir de materiais cerâmicos, que são moldados e criam uma cobertura protetora para os telhados.

As telhas de cerâmica, geralmente, são muito utilizadas na construção de edifícios devido à sua durabilidade, resistência às intempéries e estética.    

Principais tipos de telha de cerâmica 

Existem vários tipos de telhas de cerâmica, cada uma com suas características e estilos próprios. Entre os mais comuns, podemos destacar: 

Telha colonial

Este tipo de telha tem um formato arredondado, com uma curva suave. É frequentemente utilizada em projetos residenciais ou com estilo mediterrâneo e colonial.

Telha portuguesa

A telha portuguesa é famosa pelo seu design distintivo, geralmente em forma de "S". Elas são usadas em construções de estilo português, mediterrâneo e em várias partes do mundo. 

Telhas francesa

É semelhante à colonial, mas são mais curtas e largas, dando um visual diferente ao telhado. Pode ser utilizada em casas de estilo francês e chalés.

Telha romana

Possui um formato plano e um design achatado e mais elegante, além de oferecer uma alta durabilidade. Pode ser usada em construções de estilo mediterrâneo e espanhol. 

E quais são as vantagens da telha de cerâmica?

Agora que você já sabe o que é uma telha de cerâmica e quais os tipos mais comuns, é importante conhecer as vantagens que ela proporciona. 

Em geral, as telhas de cerâmica são sofisticadas e apresentam uma durabilidade excepcional. Quando devidamente instaladas, podem durar por décadas, muitas vezes superando a vida útil de outros materiais de cobertura.

Também são capazes de resistir a condições climáticas como  chuva intensa, granizo, ventos fortes e radiação UV e não enferrujam, apodrecem ou deformam com facilidade. E além desses benefícios, também oferece: 

  • Isolamento térmico e acústico;
  • Facilidade de manutenção;
  • Valor estético e de revenda;
  • Sustentabilidade.

Vale lembrar que existem fatores que acabam não sendo muito positivos, como o custo inicial mais alto em comparação com alguns outros materiais, por exemplo.

Ainda assim, as vantagens se superam e tornam as telhas de cerâmica uma escolha popular e confiável para uma construção.

E você, o que acha desse tipo de telha? Já utilizou alguma vez em um projeto? Comente abaixo e compartilhe o conteúdo de hoje!

Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra por que o Estudo de Impacto Ambiental é vital em projetos de construção, promovendo decisões informadas e sustentáveis.
Ler Mais
Saiba como a gestão de projetos na construção predial pode garantir o sucesso de empreendimentos. Clique aqui e saiba mais!
Ler Mais
1 2 3 107

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
08:31 | 12/06/2024