Logo da Etesco Construções
Menu

Terreno em declive: como construir?

Atualizado em 12/07/2021
Tempo de leitura: 3 min.

O terreno em declive é aquele que apresenta diferença de nível, isto é, o terreno é mais alto na frente e o fundo é mais baixo do que a rua. Mas, é possível construir em um terreno assim?

A imagem mostra uma orba sendo feita em um terreno em declive

No post de hoje, falaremos um pouco mais sobre este assunto. Acompanhe a seguir!

Os desafios do terreno em declive

Declive é uma palavra derivada de declínio ou descida. No caso do terreno, isso pode representar um problema para a construção de uma casa, pois é nítido que, para iniciar uma obra é necessário que ele esteja plano.

Muitas pessoas ainda se sentem inseguras em locais que possuem uma alta inclinação. Mas, essa é uma questão que pode ser completamente solucionada por profissionais da área de engenharia e arquitetura.

Tanto o arquiteto quanto o engenheiro sabem o que precisa ser feito antes de iniciar a construção, para que o terreno em declive seja bem aproveitado.

Desta forma, então, podemos dizer que construir em terreno com declive é um grande desafio, pois exige um conhecimento técnico e um bom projeto arquitetônico.

Existem vantagens na construção em terreno com declive?

O terreno em declive é mais difícil de vender. Isto porque as casas são construídas em diferentes níveis, ou seja, seguem a topografia natural existente no solo.

Ainda assim, ele tem o seu próprio encanto e pode valorizar o projeto de alguma forma, justamente através dos níveis distintos que podem contribuir para espaços externos bem mais interessantes.

Podem ser acrescentadas rampas e escadas, que ajudarão a dar um charme a mais na construção. Como muitas vezes a parte de trás da casa fica mais discreta em relação à rua, você pode até montar espaços para lazer, como piscina e churrasqueira.

Além disso, a inclinação do terreno favorece um pouco a irrigação, então, você também pode deixar um espaço para montar um jardim, dando mais vida ao ambiente.

Como construir no terreno em declive?

Agora você deve estar se perguntando como construir em terreno com declive, não é mesmo? Neste caso, existem três alternativas que vamos destacar a seguir.

Nivelamento

A primeira alternativa para construir em terrenos com declive é fazer o nivelamento. Você precisa lembrar que existem dois tipos de nivelamento. O primeiro é aquele que você precisa retirar terra para nivelar e o segundo, você deve colocar a terra.

O primeiro tipo é o mais fácil, uma vez que basta tirar a terra que você precisa para começar a nivelar o terreno. Já o segundo tipo é mais complicado, pois para colocar a terra, é preciso fazer um muro de arrimo ou sustentação.

Sistema de escadas

Considerando o terreno em declive, a segunda alternativa é fazer uma espécie de sistema de escadas. Isso ajudará a criar dois ou três níveis planos, como se fossem degraus de uma escada real.

Claro, o projeto precisará ser bem elaborado e neste caso, você pode fazer no primeiro plano uma garagem, no segundo uma sala, cozinha e área de serviço e no terceiro plano os quartos. Seria mais ou menos como construir um sobrado, mas seria algo diagonal.

Mas antes, é importante consultar um arquiteto e um engenheiro, conforme dissemos anteriormente, para verificar o que é possível fazer, já que nivelar um terreno pode ser um pouco mais caro e elaborar um projeto requer apenas uma visão mais precisa de profissionais.

Garagem

E se você achar que as opções anteriores não são eficazes, pode ainda fazer a casa em cima e uma garagem na parte de baixo. Desta forma, aproveitará a topografia de todo o terreno ao seu favor e ficará com uma parte livre para construir uma casa maior.

Agora conte-nos: Você já construiu em um terreno com declive? Caso não tenha tido essa experiência, o conteúdo foi esclarecedor? Deixe um comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você sabia que o pavimento tem diversas funções diferentes e influencia aspectos dos mais variados? Entenda quais são os impactos positivos que ele promove.
Ler Mais
Existem diversos tipos de pavimento que podem ser utilizados para fazer a pavimentação das vias. Conheça as opções e suas características.
Ler Mais
1 2 3 9

© ETESCO, 2021. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram