Menu
Logo da Etesco Construções

Viga Baldrame: qual a sua função e importância?

Atualizado em 14/06/2023
Tempo de leitura: 2 min.

Viga baldrame é caracterizada como um elemento estrutural responsável pela distribuição da carga da parede e teto, até a fundação. Em outras palavras, ela consegue sustentar as paredes ao nível das fundações. 

Freepik | Fonte: jcomp

No post de hoje, falaremos um pouco mais sobre a função desse tipo de viga e sua importância em um projeto de obras. Acompanhe a seguir!

Afinal, para que serve a viga baldrame?

Em geral, a viga baldrame é indicada para construções de pequeno porte. No caso de edifícios construídos em concreto armado, as vigas ajudam a receber as cargas da parede, realizando assim a transmissão para os elementos de fundação, como blocos e sapatas.

Também pode ser utilizada como um reforço da superfície de uma garagem, por exemplo. Além de construções onde não serão erguidas paredes, ajudando na proteção do piso.

NBRs relacionadas ao uso da viga baldrame

Existem duas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) responsáveis por detalhar e conduzir de maneira correta o uso da viga baldrame, sendo elas:

  • NBR 9575: Estabelece recomendações relacionadas a projetos de impermeabilização, salubridade, segurança e conforto.
  • NBR 6118: Define requisitos para a execução de projetos de concreto, bem como a qualidade do material. 

Quais os tipos de viga baldrame existentes?

Podemos dizer que existem três tipos de viga baldrame, entre eles: Viga baldrame executada in loco, viga baldrame pré-moldada e viga baldrame de concreto. A seguir, vamos explicar um pouco sobre cada uma delas.

Viga baldrame executada in loco

Esse é um dos tipos de vigas mais comuns em projetos de obras. Seu uso ocorre após a abertura de uma vala junto a uma estrutura de aço. O concreto é então aplicado sobre essa abertura

Viga baldrame pré-moldada

Em geral, ela já está pronta para ser utilizada no projeto, sendo necessário, apenas, que seja instalada na vala. É uma opção mais flexível, prática e econômica, uma vez que não é preciso um acabamento final. 

Viga de blocos de concreto

Feita através de blocos de concreto com o formato em U, preenchidos pelo concreto armado.

As vantagens oferecidas pela viga baldrame

A praticidade é a principal vantagem oferecida pela viga baldrame. Isto porque é um material que pode ser rapidamente instalado e em menos de um dia é possível que a fundação da obra já esteja finalizada, principalmente se o projeto for de pequeno porte.  

Posteriormente, outros benefícios são gerados, como por exemplo, a diminuição de custos operacionais e gastos menores com a mão de obra. 

Qual a importância da viga baldrame? 

Muitos estudos e análises indicam que o uso da viga baldrame pode ajudar a reduzir o consumo de materiais. Então, conforme dissemos anteriormente, além de frear o consumo de concreto e aço, também diminui o deslocamento, facilitando o trabalho na obra.  

E você, já utilizou a viga baldrame? Possui outras dúvidas sobre o assunto? Deixe um comentário abaixo e compartilhe o conteúdo!

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Existem dois tipos de armaduras, sendo a armadura positiva e a negativa muito utilizadas na construção civil. Entenda melhor e saiba o que pode diferenciá-las!
Ler Mais
Aditivos para concreto são substâncias adicionadas à mistura de cimento, água, areia e outros agregados para promover uma construção mais resistente. VEJA MAIS!
Ler Mais
1 2 3 101

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
11:46 | 23/02/2024