Menu
Logo Links Úteis | Etesco

5 vantagens do concreto protendido que você precisa conhecer

Atualizado em 19/01/2024
Tempo de leitura: 2 min.

Quem trabalha no setor da construção civil se depara com uma série de materiais, sendo um deles o concreto protendido, que ao longo do tempo se tornou comum em diversos projetos.

a imagem ilustra barras de reforço para canteiro de obra
Envato Elements | Fonte: Maciejbledowski

No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre esse material. Continue nos acompanhando e conheça as principais vantagens!

Afinal, o que é o concreto protendido?

O concreto protendido é um elemento composto por uma barra de aço em seu interior, como uma armadura ativa para comprimir previamente a estrutura.  Em outras palavras, são introduzidas forças de tração prévias no concreto, para otimizar o desempenho das estruturas.

O processo de protensão envolve o uso de cabos ou barras de aço de alta resistência, que são introduzidos ao concreto antes da cura completa do material. Esses cabos são esticados, aplicando uma carga de tração significativa sobre eles. 

Em seguida, o concreto é colocado ao redor dos cabos. Quando ele atinge a resistência necessária, os cabos são ancorados e a carga de tração é liberada, induzindo uma compressão e melhorando a capacidade de resistência às cargas externas.

Quais as principais vantagens do concreto protendido?

Assim como os outros tipos existentes, o concreto protendido também apresenta diversas vantagens para a construção, por ser uma abordagem inovadora. Abaixo, destacamos 5 benefícios:

1 - Resistência e durabilidade

Uma das principais vantagens é a resistência e durabilidade. Isto porque, como o concreto protendido é menos suscetível a fissuras e deformações, ele não gera danos facilmente. Logo, isso aumenta a durabilidade das estruturas.   

2 - Versatilidade e adaptação 

Também é um material altamente versátil e pode ser adaptado e utilizado em diversos projetos. Seja na construção de edifícios residenciais, comerciais, pontes ou viadutos, ele oferece flexibilidade para atender os diferentes requisitos estruturais

Essa versatilidade o torna uma escolha atrativa para muitos engenheiros e arquitetos, que buscam soluções inovadoras e eficientes.

3 - Tempo de obra reduzido

O uso de vigas nem sempre é necessário quando esse tipo de concreto é utilizado. Assim sendo, o tempo de execução da obra é reduzido e o processo se torna mais ágil.

4  - Menor incidência às fissuras

Por serem geradas tensões internas, não ocorrem tantas fissuras, considerando que a protensão ajuda a potencializar a compressão do concreto, fazendo com que as partículas não se desloquem.

5 - Desempenho melhor do concreto e aço 

Ocorre uma melhor atuação do concreto com relação à compressão. Por sua vez, o aço relacionado à tração também sofre uma melhora e ambos são potencializados pela tensão da protensão.   

Por fim, podemos dizer que o concreto protendido apresenta uma alta capacidade e proporciona estruturas mais resistentes, leves e versáteis, sendo uma escolha cada vez mais popular para os projetos que visam eficiência, durabilidade e segurança.

Comente abaixo o que achou do conteúdo e se possui outras dúvidas. Compartilhe em suas redes sociais e até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra por que o Estudo de Impacto Ambiental é vital em projetos de construção, promovendo decisões informadas e sustentáveis.
Ler Mais
Saiba como a gestão de projetos na construção predial pode garantir o sucesso de empreendimentos. Clique aqui e saiba mais!
Ler Mais
1 2 3 107

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
08:31 | 12/06/2024