Menu
Logo Links Úteis | Etesco

A Terceirização na Construção Civil vale a pena? Entenda! 

Atualizado em 19/08/2022
Tempo de leitura: 2 min.

Diante de um mercado cada vez mais competitivo, as empresas buscam novas formas de agilizar e otimizar suas atividades. E isso também acontece com as construtoras, que viram uma oportunidade ao terceirizar seus serviços. Mas, como funciona a terceirização na construção civil?

Se você atua nesse segmento, continue acompanhando o post de hoje para saber se vale ou não a pena terceirizar as atividades em sua empresa!

Detalhes da Terceirização na Construção Civil 

Na prática, a terceirização na construção civil é quando uma construtora contrata uma pessoa jurídica para ser responsável por uma determinada parte de seus projetos. Assim sendo, então, a empresa contratada poderá delegar as atividades para a equipe.

Por sua vez, a construtora deverá formalizar os encargos trabalhistas e oferecer condições de trabalho favoráveis para os colaboradores do canteiro de obras, incluindo os terceirizados, com toda a assistência necessária.  

É possível dizer, então, que a terceirização é uma excelente opção para as empresas desse segmento, por ser uma maneira eficiente de reduzir os custos e ao mesmo tempo, de ajudar a solucionar as grandes demandas.

Mudanças na Lei

Há pouco mais de quatro anos, ainda existiam restrições relacionadas com as etapas de um projeto de obras, ou seja, a terceirização era algo limitado apenas a algumas tarefas.

Segundo a súmula 331, do Tribunal Superior do Trabalho, somente as atividades que não tinham correlação com produção final, mas ajudavam a empresa (atividades-meio) e as atividades-fim se integravam nessa prática.

O cenário começou a mudar a partir de 2017. De acordo com a Lei 13.429/17, a terceirização passou a ser considerada em ambas as atividades. 

Desta forma, as empresas do setor da construção civil se viram em liberdade para contratar um serviço terceirizado e contar com as vantagens que ele oferece.

Benefícios da Terceirização para a Construção Civil

A terceirização na construção civil pode oferecer diversos benefícios. Abaixo, vamos destacar alguns dos principais. 

Custos reduzidos

A redução de custos é algo bastante desejado por diversas empresas. No caso da construção civil, com a terceirização, é possível eliminar vários gastos fixos. 

Por exemplo, dependendo da atividade a ser realizada, com colaboradores terceirizados o tempo de treinamento e capacitação que seria voltado para outro funcionário efetivo é reduzido, fazendo com que a produtividade seja maior.

Logo, isso ajudará a evitar o surgimento de custos inesperados ou até inapropriados que possam comprometer o andamento do projeto.

Foco maior em negócios 

Outro benefício da terceirização na construção civil é que a construtora poderá direcionar sua atenção ao andamento do projeto e ao fechamento de negócios, deixando a prestadora de serviços responsável por determinadas tarefas, como por exemplo, supervisionar os colaboradores.

Experiência de mercado 

Ao terceirizar os serviços, a construtora conta com o auxílio de pessoas experientes e qualificadas, de acordo com suas necessidades. Um diferencial que oferece tranquilidade em relação ao serviço prestado.

Parece um pouco complexo, não é mesmo? Mas investir em terceirização pode valer muito mais a pena do que você imagina.

Possui outras dúvidas? Deixe um comentário e compartilhe o conteúdo!

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra por que o Estudo de Impacto Ambiental é vital em projetos de construção, promovendo decisões informadas e sustentáveis.
Ler Mais
Saiba como a gestão de projetos na construção predial pode garantir o sucesso de empreendimentos. Clique aqui e saiba mais!
Ler Mais
1 2 3 107

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
08:31 | 12/06/2024