Menu
Logo Links Úteis | Etesco

Armadura positiva e negativa: existem diferenças?

Atualizado em 20/02/2024
Tempo de leitura: 2 min.

Sabemos que o concreto armado é um dos materiais mais utilizados na construção civil, para resistir aos esforços de compressão e tração a partir de sua junção ao aço. E existem dois tipos de armaduras, sendo a armadura positiva e a negativa.

a imagem ilustra uma pessoa cortando um pedaço de metal com um alicate em uma construção
Freepik | Fonte: jcomp

Agora você deve estar se perguntando: qual a diferença entre ambas? Esse é o assunto do post de hoje. Vamos esclarecer essa dúvida no post a seguir. Acompanhe!

Armadura positiva: o que é?

O concreto armado é um material composto por concreto e barras de aço. Essas barras são conhecidas como armaduras, inseridas ao material para aumentar sua resistência à tração e ao cisalhamento.

Uma delas é a armadura positiva, posicionada na região tracionada da estrutura, ou seja, na parte inferior de vigas e lajes, onde a tensão é maior

Ela é projetada para absorver e distribuir as forças de tração que ocorrem quando a estrutura é submetida a uma carga um pouco mais pesada, como pessoas, móveis, entre outros.

É chamada de "positiva" porque ajuda a reforçar a estrutura contra os esforços que tentam esticá-la ou "positivamente" alongá-la, garantindo sua estabilidade e durabilidade ao longo do tempo.

O objetivo da armadura positiva é melhorar a capacidade de carga e a resistência à deformação da estrutura de concreto.

E o que é armadura negativa?

É um tipo de armadura utilizado para reforçar e fortalecer elementos estruturais, principalmente em situações onde há a possibilidade de tração. Assim sendo, esse tipo de armadura pode ser aplicado na parte inferior de:

  • Vigas;
  • Lajes;
  • Pilares.

É considerada “negativa" por ser disposta em regiões onde acontece a tração, ou seja, locais onde o concreto está sujeito à forças que podem levá-lo a se expandir ou se alongar. 

É um elemento essencial para garantir a estabilidade e a resistência das estruturas de concreto armado, já que o concreto por si só não possui uma boa resistência à tração. 

Ao adicionar armaduras negativas, consegue-se redistribuir as tensões e fortalecer a estrutura como um todo, prevenindo rachaduras, trincas e aumentando a capacidade de suportar as cargas.

Existe alguma diferença entre as armaduras?

Como vimos, mesmo parecendo semelhantes à primeira vista, a armadura positiva e a armadura negativa desempenham funções distintas em estruturas de concreto armado. 

Enquanto a armadura positiva tem a função de resistir às forças de tração, que podem surgir devido ao peso da estrutura, serviço ou cargas acidentais, a negativa lida com forças de compressão.

A escolha do tipo e da quantidade de armadura a ser utilizada dependerá das exigências específicas de projeto, incluindo a carga esperada, o formato da estrutura e os critérios de segurança aplicáveis.

Caso sua dúvida não tenha sido esclarecida, deixe o seu comentário abaixo. Compartilhe o conteúdo em suas redes sociais e até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um dos tipos de telhados utilizados em diversos projetos é o telhado colonial. Mas, suas vantagens ainda são questionadas. Entenda se ele é ou não vantajoso para a sua obra!
Ler Mais
O tijolo é um material muito importante para a construção civil. Confira mais detalhes e saiba quais são os 5 tipos de tijolos que podem ser utilizados em projetos de obras!
Ler Mais
1 2 3 105

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
09:20 | 10/04/2024