Logo da Etesco Construções
Menu

Como aplicar a tecnologia BIM em projetos de construção?

Atualizado em 15/07/2021
Tempo de leitura: 3 min.

BIM ou ‘Building Information Modeling’ é o processo de criação de um modelo virtual, que visa a integração e compartilhamento de informações de um projeto.

A imagem mostra uma mão segurando um projeto 3D de uma casa.

Mas, como isso pode ser aplicado na construção civil? É o que você vai descobrir no post de hoje. Continue nos acompanhando!

O conceito de tecnologia BIM

Presente em vários países há um longo tempo, a tecnologia BIM vem ganhando cada vez mais espaço no setor da construção civil brasileira. Isto porque, através dela, é possível solucionar vários problemas dentro deste segmento, tais como:

  • Atrasos em entregas;
  • Elevação de custos;
  • Erros de orçamento;
  • Projetos incompatíveis;
  • Retrabalho;
  • Produtividade baixa.

Desta forma, então, podemos dizer que essa é uma tecnologia que junta diversas informações, detalhes e dados dos projetos que estão relacionados com um empreendimento, bem como os dados de viabilidade, planejamento, entre outros.

Para muitas pessoas, a tecnologia BIM se resume apenas a desenhos 3D ou softwares que fazem modelagem. Mas, não é bem isso, pois a modelagem é somente uma pequena parte desse processo todo.

O BIM também é caracterizado como uma forma de gestão, que engloba a aplicação de sistemas diversos, utilizados nas várias etapas que envolvem um projeto. Além de contar com softwares de diferentes plataformas para compartilhar informações relevantes.

A importância da tecnologia BIM

Por meio da tecnologia BIM e compartilhamento de informações, é possível juntar os projetos e os dados do modelo que será construído, e assim realizar análises de interferências entre as disciplinas do projeto.

Isso contribui para a redução do índice de retrabalho, aumentando a produtividade e reduzindo os erros ao máximo, algo que também possibilita um melhor emprego dos recursos.

Essa tecnologia também permite que todos os profissionais envolvidos trabalhem com parâmetros que estão muito além da altura, comprimento e espessura, sendo muito comum em projetos 2D.

Com o BIM podem ser inseridos dados especificando cada material, propriedades, fabricante, entre diversas outras informações que sejam relevantes. Através dessa inclusão, são levantados os quantitativos, orçamentos, entre outros.

Aplicação do BIM na construção civil

Uma das formas mais interessantes de utilizar o BIM na construção civil é para a quantificação de materiais, que passa a ser uma tarefa muito mais fácil, eliminando o uso de planilhas manuais gigantes e permitindo que as informações sejam extraídas de modo simples.

Assim sendo, todos os profissionais envolvidos na obra, ou seja, os arquitetos, engenheiros e orçamentistas poderão acessar e editar essas informações de maneira simultânea, economizando tempo e evitando erros e desperdícios.

Podemos citar como exemplo a mudança de material do piso ou acabamento de uma alvenaria. Esse processo demandaria um tempo maior em sistemas antigos, mais do que com o uso do BIM.

Portanto, ele proporciona mais liberdade para que os materiais sejam testados, o orçamento seja mais detalhado, transmita segurança e diminua os erros.

É importante lembrar que o BIM só funciona de maneira correta quando existe integração entre os setores e os profissionais. Ou seja, as empresas que adotarem a tecnologia BIM devem integrar as diferentes fases do projeto.

Logo, as construtoras que terceirizam projetos também precisam se comunicar com as contratadas, pois muitas vezes os projetos hidráulicos, estruturais ou elétricos não são feitos pela mesma empresa de arquitetura.

O papel do BIM, então, será integrar as áreas ou setores de uma empresa de um jeito mais fácil, simplificando o processo.

Você já conhecia a tecnologia BIM? Conte-nos! Deixe um comentário abaixo e aproveite para compartilhar o conteúdo! Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entenda qual é o conceito de cidades inteligentes e descubra a importância que ele tem para garantir mais qualidade de vida nos centros urbanos.
Ler Mais
Você sabe quais são as vantagens de utilizar pré-moldados no canteiro de obras? Entenda como esse tipo de estrutura contribui com o trabalho na construção civil.
Ler Mais
1 2 3 45

© ETESCO, 2021. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram