Menu
Logo da Etesco Construções

Como é projetado um Sistema de Abastecimento?

Atualizado em 31/01/2023
Tempo de leitura: 2 min.

É fato que todos precisamos de água para sobreviver. Mas o que muita gente não sabe é que antes de estar pronta para o consumo, ela deve passar por um sistema de abastecimento.

Freepik | Fonte: freepik

E como esse sistema é projetado? Falaremos sobre esse assunto no post de hoje, acompanhe!

Sistema de abastecimento: o que é? 

O sistema de abastecimento de água é caracterizado por obras, equipamentos e serviços que, em conjunto, possuem a função de levar a água potável para o consumo doméstico, em indústrias, entre vários outros locais.

Basicamente, é uma solução que apresenta alguns objetivos específicos, classificados em dois aspectos importantes, sendo eles:

Sanitário e social 

Com relação aos aspectos sanitários e sociais, a água potável é responsável pelo conforto, segurança e bem-estar da população, facilitando os hábitos higiênicos, além de auxiliar na limpeza pública e aumentar a expectativa de vida, uma vez que ajuda a prevenir doenças.  

Econômicos

Por sua vez, os aspectos econômicos estão relacionados com as indústrias e a melhora na economia de escala.

E como é projetado o sistema de abastecimento?

Como vimos, a água potável é importante por vários fatores e por isso o seu abastecimento deve ser realizado por meio de um sistema bem estruturado, com o mínimo de falhas possível para que o líquido possa ser bem distribuído e consumido.

A partir daí, o sistema de abastecimento de água começa o seu trabalho. Em geral, ele é projetado com base em estudos de localização para que atenda a população por toda a vida e mantenha sua qualidade.

Antes da construção, é importante definir qual será a região que receberá a água, as necessidades do local e dos moradores, taxas de crescimento, entre outras informações. Também deve ser escolhido um manancial, isto é, a fonte de onde será retirada a água.

Após esse processo, outros quesitos são avaliados, como a vazão de água e possíveis focos de contaminação. Novamente, com base na escolha do manancial, é definida a forma como a água será captada, uma vez que os mananciais podem ser subterrâneos ou superficiais.

Quando subterrâneo, a água é retirada de poços artesianos cavados em até 100 m para que os lençóis sejam atingidos e através de motobombas, seja levada para a superfície. 

Já no caso do manancial superficial, ela pode ser extraída de lagos, rios, represas e o transporte é feito por bombeamento ou gravidade.

E quais as etapas do tratamento da água?

Não podemos esquecer de falar sobre as fases do tratamento da água. Antes de ser disponibilizada para o consumo, é necessário passar por nove fases, sendo elas:

  • Oxidação;
  • Coagulação;
  • Floculação;
  • Decantação;
  • Flotação;
  • Filtração;
  • Desinfecção;
  • Correção do Ph;
  • Fluoretação.

Gostou do conteúdo? Você já sabia como funcionava um sistema de abastecimento de água? Conte-nos!

Deixe um comentário abaixo e compartilhe!

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 20 / 12 / 23
Para ser utilizada com segurança, livre de dejetos e outros microrganismos, a água deve passar por uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Entenda como funciona!
Ler Mais
 | 15 / 12 / 23
Em 2023, houve a perda de aproximadamente 36% de água potável no Brasil, algo que pode ser evitado com uma gestão mais eficiente de redes hidráulicas. ENTENDA!
Ler Mais
1 2 3 12

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
07:57 | 26/02/2024