Menu
Logo da Etesco Construções

Entenda a importância da energia renovável na construção civil

Atualizado em 23/01/2024
Tempo de leitura: 2 min.

Você já ouviu falar em energia renovável? Basicamente, é toda a fonte de energia que provém da natureza e que não se esgota com o uso humano.

Canva | Fonte: Fokke Baarssen

Mas afinal, qual a importância e a relação com a construção civil? No post de hoje, vamos esclarecer essa questão. Acompanhe a seguir!

O que caracteriza a energia renovável?

A energia renovável é considerada sustentável, uma vez que, ao contrário dos recursos não renováveis, como os combustíveis fósseis, ela não se esgota quando utilizada. Entre os seus principais tipos, podemos destacar: 

Solar

Obtida a partir da luz do sol, por meio de painéis solares fotovoltaicos que convertem a luz solar em eletricidade.

Eólica

Gerada pela energia cinética do vento. Turbinas eólicas convertem a força do vento em eletricidade.

Biomassa

Derivada de materiais orgânicos, como resíduos agrícolas, florestais e resíduos urbanos, que podem ser queimados ou convertidos em biocombustíveis.

No Brasil, a hidrelétrica é a mais conhecida e transforma a água em energia para o uso da população. Porém, a mesma pode causar impactos negativos ao meio ambiente

Qual a importância para a construção civil?

Em geral, a energia renovável desempenha um papel fundamental na construção civil, contribuindo com a sustentabilidade e redução do impacto ambiental na indústria. E por que ela é importante para o setor? Abaixo, separamos os principais motivos:

Redução da emissão de gases de efeito estufa

A construção civil é responsável por uma parcela significativa das emissões globais de gases de efeito estufa, principalmente pelo consumo de energia durante a produção de materiais de construção e levantamento de obras.

O uso de fontes de energia renovável, como solar e eólica, podem ajudar a reduzir essas emissões.

Eficiência energética

O setor também pode se beneficiar com a implementação de tecnologias como isolamento térmico, iluminação eficiente, janelas de alto desempenho e sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC) mais eficientes, o que reduz a demanda por energia.

Redução de custos a longo prazo

Embora os custos iniciais de instalação da infraestrutura renovável possam ser altos, a produção de energia a partir de fontes renováveis, geralmente, resulta em custos operacionais mais baixos a longo prazo. A luz solar e o vento, por exemplo, são recursos sem nenhum custo.

Atratividade para investidores e consumidores

A sustentabilidade tornou-se uma prioridade para muitos investidores e consumidores. Empresas que incorporam práticas sustentáveis na construção têm uma vantagem competitiva, pois atendem a demanda crescente por opções ecológicas e socialmente responsáveis.

Inovação tecnológica

A busca por soluções energéticas sustentáveis na construção civil estimula a inovação tecnológica. Isso pode levar ao desenvolvimento de novas tecnologias e materiais mais eficientes e sustentáveis.

Agora conte-nos o que acha do uso da energia renovável. Deixe um comentário, compartilhe o conteúdo e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Existem dois tipos de armaduras, sendo a armadura positiva e a negativa muito utilizadas na construção civil. Entenda melhor e saiba o que pode diferenciá-las!
Ler Mais
Aditivos para concreto são substâncias adicionadas à mistura de cimento, água, areia e outros agregados para promover uma construção mais resistente. VEJA MAIS!
Ler Mais
1 2 3 101

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
07:57 | 26/02/2024