Menu
Logo Links Úteis | Etesco

ISO 56002: o que é e como implementar a norma?

Atualizado em 26/08/2022
Tempo de leitura: 2 min.

A construção civil é um setor que cresce a cada dia em um mercado competitivo e repleto de transformações. Com isso, as empresas precisam encontrar meios de se renovar constantemente. É aí que a ISO 56002 se enquadra. 

Quer saber mais detalhes e descobrir de que maneira a norma pode auxiliar as construtoras e outras empresas? Acompanhe o post a seguir!

Detalhes da ISO 56002

ISO 56002 é uma norma desenvolvida pela International Organization for Standardization (ISO). Seu objetivo principal é tornar as empresas preparadas para lidar com os impactos provocados pelas transformações que ocorrem no mercado. 

Basicamente, a norma apresenta diretrizes para que as empresas possam inovar em suas atividades. Ela também é considerada por muitos como uma das mais importantes para as organizações, que devem se adaptar à mudança de processos.  

Por estar relacionada com a inovação, a certificação da norma ISO 56002 é realizada por meio de um atestado de conformidade.

Quais são os benefícios da ISO 56002? 

A ISO 56002 apresenta alguns benefícios a partir da implementação do sistema de gestão de inovação. Entre eles, as chances de aumento de receita, rentabilidade, da capacidade de gerir problemas e a possibilidade de a empresa se tornar mais competitiva.

Essa atualização também pode servir como base para o aumento da produtividade dos colaboradores, que consequentemente levará a redução de desperdícios e de custos. Outro ponto a ser destacado é a sustentabilidade e resiliência diante do mercado. Não menos importante, temos ainda:

  • Maior satisfação dos clientes;
  • Portfólio da empresa renovado;
  • Mais engajamento entre os colaboradores;
  • Atrair mais clientes, parceiros e financiamentos.

Como implementar a norma ISO 56002? 

Um dos primeiros passos para que a norma seja implementada é estar em conformidade com os 8 pilares existentes. E o que são esses 8 pilares? Basicamente, são os responsáveis por sustentar as diretrizes da ISO 56002, sendo eles:

  1. Direção estratégica;  
  2. Liderança visionária;
  3. Criação de valor;
  4. Abordagem ou gestão de processos;
  5. Adaptação e resiliência;
  6. Gestão da incertezas;
  7. Exploração de insights;
  8. Cultura colaborativa.

É fundamental ter um grupo de colaboradores para liderar a implementação da ISO 56002. Quando estiverem todos preparados e de acordo com os requisitos, já é possível solicitar a certificação. 

A certificação pode ser obtida por meio de um atestado elaborado após auditorias de conformidade, que costumam ser feitas anualmente. Depois dessa etapa, a empresa já estará com o seu sistema de inovação ativado.

Por fim, podemos dizer que a ISO 56002 está ganhando cada vez mais espaço. Isso significa que todas as empresas, incluindo as construtoras, podem adotar essa cultura como uma forma de acompanhar as novidades do mercado e garantir mais lucratividade e produtividade.

Possui mais alguma dúvida sobre o assunto? Comente abaixo! Compartilhe em suas redes sociais e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra por que o Estudo de Impacto Ambiental é vital em projetos de construção, promovendo decisões informadas e sustentáveis.
Ler Mais
Saiba como a gestão de projetos na construção predial pode garantir o sucesso de empreendimentos. Clique aqui e saiba mais!
Ler Mais
1 2 3 107

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
08:31 | 12/06/2024