Menu
Logo Links Úteis | Etesco

Lean Construction: o aumento da produtividade no canteiro de obras

Atualizado em 19/09/2022
Tempo de leitura: 3 min.

Com os avanços tecnológicos vários processos foram se tornando mais fáceis na construção civil, como a questão do tempo para que um projeto seja finalizado, aumentando a produtividade. Isso se deve muito à aplicação de um método conhecido como Lean Construction.

Envato Elements | Fonte: nd3000

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue acompanhando o post de hoje!

Afinal, o que é Lean Construction?

Também chamado de ‘construção enxuta’, Lean Construction é um tipo de sistema criado em meados de 1940, visando aumentar a eficiência e produtividade dos colaboradores, reduzindo assim o tempo de produção e o desperdício de materiais.

Basicamente, o Lean Construction envolve outras metodologias, sendo elas o JIT (Just in Time) e o TQM (Total Quality Management). 

Em outras palavras, podemos dizer que o Lean Construction é uma forma de levantar um projeto gastando menos tempo, dinheiro e ao final, tendo um resultado mais simples e de alta qualidade.

Quais são os 5 princípios do Lean Construction?

Quando falamos em Lean Construction, também devemos lembrar de alguns princípios que englobam esse sistema e ajudam na execução e andamento do projeto. São 5 princípios fundamentais, sendo eles:   

Promoção de valor à construção

Processo gerador de valor, que identifica as necessidades de cada cliente, tanto os internos, quanto os externos. 

Uma das maneiras mais inteligentes de colocar isso em prática é conhecer bem o público-alvo do projeto, proporcionando experiências únicas e criando um diferencial para a sua empresa. 

O ideal é realizar pesquisas de mercado antes, durante e depois de pronto o projeto, considerando a área onde houve a construção, a faixa etária, preferências dos moradores, entre outros. 

Otimizar o tempo do projeto

Esse é um dos princípios mais importantes, afinal, a falta de um cronograma em um projeto de obras pode causar uma perda de material muito grande, principalmente de concreto. 

Assim sendo, com o Lean Construction, a construção se torna mais enxuta, ou seja, é realizada em menos tempo. E conforme dissemos, é empregado o modelo Just in Time com o objetivo de produzir somente de acordo com a demanda.

Logo, os custos de estoque são reduzidos, bem como os derivados desse processo. Desta forma, a empresa consegue entregar mais rapidamente o projeto ao cliente, além de ter um sistema mais estável de produção.  

Eliminar aquilo que não acrescenta

Aqui, o objetivo é eliminar tudo o que for a mais dentro do projeto, ou seja, que não tem necessidade de estar ali e acaba atrasando de alguma forma. Quando o Lean Construction é adotado, os gestores otimizam o processo e tornam o trabalho ainda mais direto. 

Redução de variabilidade

Imprevistos acontecem muito na construção civil, assim como as incertezas. Além disso, cada projeto é único e possui um ritmo próprio. E existem variações envolvidas com os métodos de construção, tempo de execução do projeto,  fornecedores, entre outros.

Dentro do Lean Construction, ocorre uma redução dessa variabilidade, algo fundamental para manter um padrão financeiro e de execução da obra, garantindo uniformidade até o final.      

Processos transparentes

A transparência da gestão nas etapas que envolvem o projeto deve ser direta e simples, sempre evitando falhas para que não exista nenhum retrabalho. Neste caso, o Lean Construction possui um papel importante, pois ajuda a evitar ruídos na comunicação.

E você, já conhecia essa metodologia? Sabia que ela pode ajudar a aumentar a produtividade no canteiro de obras? Deixe um comentário e compartilhe o conteúdo de hoje.

Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra por que o Estudo de Impacto Ambiental é vital em projetos de construção, promovendo decisões informadas e sustentáveis.
Ler Mais
Saiba como a gestão de projetos na construção predial pode garantir o sucesso de empreendimentos. Clique aqui e saiba mais!
Ler Mais
1 2 3 107

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
08:31 | 12/06/2024