Menu
Logo da Etesco Construções

Onde utilizar a viga baldrame e quais os tipos existentes?

Tempo de leitura: 2 min.

A viga baldrame é um elemento de concreto armado, responsável pela distribuição do peso da estrutura da construção para o solo, de maneira uniforme e resistente, sendo fundamental para a concepção de um projeto.

No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre esse material, onde utilizá-lo e quais os tipos existentes. Continue nos acompanhando!

Qual a função da viga baldrame?

A principal função da viga baldrame é distribuir o peso da construção de maneira uniforme sobre o solo, proporcionando estabilidade e impedindo movimentos indesejados, que podem comprometer a integridade da edificação. 

Em outras palavras, ela ajuda a absorver e transferir as cargas das paredes e colunas para o solo, evitando o surgimento de fissuras e problemas estruturais.

São posicionadas e apoiadas diretamente sobre a fundação, servindo como base para as paredes da estrutura.

Viga baldrame: afinal, onde utilizá-la? 

Em geral, a viga baldrame é indicada para construções de pequeno porte, podendo ser utilizada em edifícios de concreto armado. Isto porque ajudam a receber as cargas das paredes, fazendo uma transmissão para elementos como sapatas e blocos.

Também pode ser utilizada em construções onde não serão erguidas paredes, ajudando na proteção do piso. E como alicerces de muros de contenção, auxiliando na distribuição do peso e tornando a estrutura mais estável.

Locais que apresentam um solo instável ou inclinado, também podem receber a viga baldrame, que será uma solução para garantir estabilidade.

E quais os principais tipos de viga baldrame? 

Existem diferentes tipos de vigas baldrame que variam de acordo com o material e a configuração estrutural. Alguns dos tipos mais comuns incluem:

Viga baldrame de concreto 

Uma das mais utilizadas na construção. É feita de concreto reforçado, com barras de aço em seu interior, para aumentar a resistência e a durabilidade

Viga baldrame pré-moldada

Fabricada em indústrias especializadas, essa viga já vem pronta para a instalação no local da construção, o que agiliza o processo e mantém sua qualidade.

Viga baldrame metálicas

Composta por aço ou outros metais, oferecendo alta resistência e durabilidade. Pode ser utilizada em situações específicas de construção, onde o metal é escolhido devido às suas propriedades estruturais.

Viga baldrame executada in loco

Um dos tipos de vigas mais comuns, utilizado após a abertura de uma vala junto a uma estrutura de aço e aplicação de concreto

Cada tipo de viga tem suas próprias vantagens e é selecionado de acordo com as necessidades específicas do projeto, levando em consideração fatores como: carga suportada, condições do solo, custo e disponibilidade de materiais.

Se gostou do conteúdo ou possui outras dúvidas sobre viga baldrame, deixe um comentário. Aproveite e compartilhe!

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A sinalização de obras é uma medida fundamental para garantir a segurança de trabalhadores, pedestres e motoristas que circulam nas proximidades de uma construção. Veja mais!
Ler Mais
Existem dois tipos de armaduras, sendo a armadura positiva e a negativa muito utilizadas na construção civil. Entenda melhor e saiba o que pode diferenciá-las!
Ler Mais
1 2 3 102

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
15:15 | 27/02/2024