Menu
Logo da Etesco Construções

Pré-moldados x pré-fabricados: existem diferenças?

Atualizado em 01/07/2022
Tempo de leitura: 2 min.

Sabemos que na construção civil são utilizados os mais diversos tipos de materiais, entre eles estão os pré-moldados e os pré-fabricados.


Fonte: Toukung | Canva

Mas, existe alguma diferença entre os dois? É o que vamos esclarecer no post de hoje. Continue nos acompanhando para entender um pouco melhor!

Estruturas pré-moldadas: o que são?

Antes de falarmos sobre as diferenças entre pré-moldados e pré-fabricados, vamos destacar as características de cada um deles. 

Como o nome sugere, os pré-moldados são estruturas previamente moldadas fora do local onde será utilizada. Esse material é fabricado por meio da aplicação de concreto em um molde, que é levado para ser curado, garantindo sua qualidade.

Os pré-moldados são considerados os queridinhos dos projetos de obras, principalmente por serem uma ótima opção econômica. Além de serem sustentáveis, compostos por matérias primas naturais como areia, cascalho, pedras e cimento.

E as estruturas pré-fabricadas?

De acordo com a NBR 9.062/2017, as estruturas pré-fabricadas são produzidas em usinas ou instalações industriais. Antes de serem transportadas para o seu uso, as peças elaboradas são armazenadas.

Na produção dos pré-fabricados são utilizados equipamentos e processos específicos, que se voltam para o desenvolvimento das peças de concreto, podendo variar de função e tamanho, dependendo da necessidade da obra.

Afinal, o que diferencia o pré-moldado do pré-fabricado?

Confundir os dois termos é algo muito comum, porém, mesmo semelhantes de alguma forma, ambos apresentam fatores que os diferenciam. Os pré-moldados, por exemplo, possuem um controle de qualidade menos rigoroso.

Também deve haver uma inspeção, realizada por órgãos especializados e até mesmo por profissionais responsáveis pelo projeto, fazendo com que tudo esteja dentro das normas ABNT NBR 14.931:/2004 e ABNT NBR 12.655:/2015.

Já os pré-fabricados possuem um controle de qualidade maior e sua instalação deve seguir determinadas normas. Em geral, as peças são identificadas por data de fabricação e tipo de concreto a ser utilizado. A inspeção é feita desde o transporte até a montagem.

Agora conte-nos se você já sabia diferenciá-los e qual dos dois é mais utilizado em seu canteiro de obras.

Deixe um comentário e compartilhe o conteúdo! Até o próximo post! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

A automação de processos na construção civil auxilia na melhora da produtividade e ao mesmo tempo na redução dos custos, entre outros benefícios. ENTENDA!
Ler Mais
A fundação é uma das partes mais importantes de uma construção, sendo os tipos principais a fundação superficial e a profunda. CONFIRA MAIS DETALHES!
Ler Mais
1 2 3 61

© ETESCO, 2022. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.