Menu
Logo da Etesco Construções

Segredos de uma Startup de Construção bem-sucedida

Atualizado em 22/02/2022
Tempo de leitura: 2 min.

Nos últimos anos, as Startups de Construção foram crescendo de maneira significativa, ano após ano. Mas, você sabe qual o segredo para que uma Startup de Construção Civil seja bem-sucedida? Qual a solução para que essas empresas cresçam?

No post de hoje, responderemos a essa questão e falaremos um pouco mais sobre o assunto. Acompanhe!

O que são Startups?

A construção civil foi, por muito tempo, um mercado fechado e estagnado, com processos tradicionais e quase sem inovações tecnológicas. Porém, conforme dissemos, essa realidade foi sendo modificada pelas Startups.

Uma Startup é uma empresa que está em fase inicial, mas possui uma proposta de negócio inovadora, enxergando um grande potencial de crescimento. 

Em geral, as Startups provocam impacto no mercado onde foram inseridas, trazendo novas tecnologias para o segmento e apostando em novas formas de melhorar as operações. Elas se destacam por três fatores: inovação, flexibilidade e escalabilidade.

Startup na construção civil

As Startups na construção civil são chamadas Construtechs. Isto significa que apresentam soluções de tecnologia com o objetivo de resolver os ‘problemas’ e dores desse segmento.

Basicamente, essas empresas identificam as necessidades práticas existentes no mercado, o contato com o cliente, os pontos de trabalho da gestão, entre outros processos que podem ser melhorados. 

Desta forma, então, são planejadas e desenvolvidas tecnologias para atender a esses pontos especificamente.

Segundo dados publicados em 2020 pela Terracotta Ventures, existem ao menos 702 startups no Brasil, considerando um crescimento de 23% em relação aos anos anteriores. 

Outras considerações sobre as Construtechs

Em um primeiro momento, as Construtechs não oferecem soluções apenas para empresas que são construtoras, mas também para escritórios, imobiliárias, empreiteiras, mineradoras, entre outras.

Cada uma das soluções se especializam em tornar o relacionamento com a gestão e o comercial mais simples e fácil.

Um exemplo são os aplicativos de celular que ajudam na busca por apartamentos à venda, que com certeza você já deve ter visto alguma vez, não é mesmo? Outros exemplos de onde encontrar soluções desenvolvidas por Construtechs, são:

  • Gestão de resíduos;
  • Cotação de preços;
  • Análise de riscos;
  • Orçamento de obra completo;
  • Controle de Segurança e Saúde do Trabalho;
  • Maquetes e Modelos 3D, entre outros.

O que realmente faz com que esse estilo de Startup tenha sucesso são os softwares de gestão de obras, que vem ganhando um grande destaque, por ser uma tecnologia específica para a construção civil, reunindo diversas soluções em um só lugar.

Assim sendo, esses sistemas de gestão que citamos acima concentram ferramentas para cronogramas, SST, orçamentos e comunicação com fornecedores, clientes e com a equipe.

Você já conhecia esses detalhes de uma Startup de Construção Civil? Conte-nos!

Deixe um comentário abaixo e compartilhe nas redes sociais! Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A sinalização de obras é uma medida fundamental para garantir a segurança de trabalhadores, pedestres e motoristas que circulam nas proximidades de uma construção. Veja mais!
Ler Mais
Existem dois tipos de armaduras, sendo a armadura positiva e a negativa muito utilizadas na construção civil. Entenda melhor e saiba o que pode diferenciá-las!
Ler Mais
1 2 3 102

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
13:40 | 01/03/2024