Menu
Logo Links Úteis | Etesco

Sustentabilidade: conheça os detalhes e a função da telha solar

Atualizado em 16/02/2024
Tempo de leitura: 2 min.

A preocupação com o consumo consciente de energia e a limitação dos recursos naturais fizeram com que alguns métodos alternativos fossem utilizados para a geração de energia elétrica, como é o caso da telha solar.

Freepik | Fonte: Senivpetro

Se você não sabe muito sobre esse tipo de material, vamos falar um pouco mais no post de hoje. Continue nos acompanhando!

Principais detalhes da telha solar

Também conhecida como telha fotovoltaica, a telha solar é projetada para se integrar ao design do telhado, sendo uma ótima solução estética e funcional.

É fabricada em cerâmica e apresenta 4 células de energia solar. Estas são as células que convertem a luz solar em eletricidade e embutidas na superfície da telha.

Apresenta uma camada protetora transparente, aplicada sobre as células fotovoltaicas para protegê-las contra danos mecânicos, desgastes e intempéries.

Como funciona uma telha solar?

Basicamente, a telha solar funciona de maneira semelhante aos painéis solares tradicionais, mas são integradas diretamente ao telhado de uma casa ou edifício. Cada telha contém células que convertem a luz solar em eletricidade por meio do efeito fotovoltaico.

As células fotovoltaicas também são conectadas eletricamente umas às outras e a um sistema de cabos, que conduzem a eletricidade gerada para fora das telhas e para o sistema elétrico do local onde foi instalada.

Quais os benefícios do uso da telha solar?

Além do aspecto estético, a telha solar oferece benefícios ambientais e econômicos. Ao aproveitar a energia do sol, ela contribui com a redução da emissão de gases de efeito estufa e a preservação dos recursos naturais. 

A longo prazo, também favorece a economia no consumo de energia elétrica, visto que viabiliza a geração de eletricidade interna, reduzindo a necessidade de recorrer à rede pública.

No entanto, é importante ressaltar que a adoção desse tipo de telha ainda enfrenta alguns desafios, como o custo inicial mais elevado em comparação com os materiais tradicionais. Apesar disso, é preciso considerar o retorno sobre o investimento, levando em conta os benefícios que essa tecnologia pode proporcionar.

E, com relação à sustentabilidade, representa uma matriz energética mais limpa e eficiente. Ao aproveitar um recurso abundante e renovável como a luz solar, ela contribui para a construção de um futuro mais sustentável e resiliente para as gerações futuras.

Gostou do conteúdo ou possui outras dúvidas sobre o assunto? Deixe um comentário, compartilhe e até a próxima! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 31 / 05 / 24
Gestão de resíduos: veja estratégias para minimizar o impacto ambiental na construção civil e como a ISO 14001 pode otimizar esses processos.
Ler Mais
 | 08 / 03 / 24
Para evitar o impacto ambiental, as construtoras passaram a investir em materiais como o concreto reciclado. Entenda como ele funciona e conheça os benefícios!
Ler Mais
1 2 3 12

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
08:31 | 12/06/2024