Menu
Logo Links Úteis | Etesco

Tecnologias de tratamento de água: inovações para um futuro sustentável

Atualizado em 21/11/2023
Tempo de leitura: 2 min.

A poluição é um dos fatores que levam à escassez de água potável no mundo inteiro, principalmente com o crescimento populacional. Diante disso, novas tecnologias foram desenvolvidas para auxiliar no tratamento de água, para garantir um futuro sustentável.

a imagem ilustra dois decantadores secundários
Canva | Fonte: valentynsemenov

E esse é o tema do post de hoje. Quer saber quais são essas inovações? Continue acompanhando o conteúdo a seguir!

Tratamento de água e sustentabilidade

O tratamento de água é um processo fundamental para a manutenção da saúde pública e preservação do meio ambiente

A partir do momento em que a população tem acesso à água potável, ocorre uma melhora na qualidade de vida. Isso porque ela é fundamental para a higiene pessoal, preparação de alimentos, limpeza e diversas atividades.

Outro ponto importante é que, na agricultura e indústria de alimentos, o uso da água é essencial e indispensável. Assim sendo, então, é necessário que ela seja tratada para prevenir a contaminação de alimentos e garantir a segurança alimentar.

Com relação à sustentabilidade, o tratamento de água também desempenha um papel importante na proteção do meio ambiente, uma vez que reduz a poluição dos rios, lagos e oceanos, pois os efluentes tratados são menos abrangentes para os ecossistemas aquáticos. 

Além disso, economizar água durante o uso em casa, na agricultura, indústria, entre outros, pode ajudar a preservar esse recurso finito e a garantir seu acesso a longo prazo.

A gestão adequada da água é fundamental para garantir um futuro sustentável para o planeta e a população. 

Quais são as tecnologias de tratamento de água? 

À medida que avançamos em direção a um futuro sustentável, novas tecnologias são criadas, não apenas para melhorar a qualidade da água, mas também minimizar o impacto ambiental e o desperdício de recursos. 

Abaixo, separamos algumas inovações e tendências que podem contribuir para um tratamento de água mais sustentável:

Energia renovável

Com as inovações tecnológicas recentes, a dessalinização se tornou mais eficiente em termos de economia e energia, graças à integração de energia renovável, como a eólica e solar, que reduzem a emissão de carbono. 

Tratamento avançado 

Emprega tecnologias como osmose reversa, membranas de ultrafiltração e nanofiltração para remover toxinas microscópicas e contaminantes químicos da água, permitindo que seja reutilizada. 

Monitoramento e controle 

A Internet das Coisas (IoT) e a automação estão sendo usadas para monitorar e controlar sistemas de tratamento de água em tempo real, gerando uma resposta rápida e otimizando o uso de recursos.

Infraestrutura Azul-Verde (BGI)

A Infraestrutura Azul-Verde (BGI) é caracterizada pelo uso de sistemas naturais e de engenharia, que gerenciam a água de pântanos, jardins de chuva e telhados verdes. Ajuda na captação e tratamento de água, reduzindo a erosão e melhorando os serviços do ecossistema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 30 / 04 / 24
Saiba por que as barragens são essenciais para o desenvolvimento econômico. Clique aqui e entenda suas aplicações!
Ler Mais
 | 20 / 12 / 23
Para ser utilizada com segurança, livre de dejetos e outros microrganismos, a água deve passar por uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Entenda como funciona!
Ler Mais
1 2 3 13

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
08:31 | 12/06/2024