Menu
Logo da Etesco Construções

Você já ouviu falar em Construção a Seco?

Atualizado em 07/10/2022
Tempo de leitura: 3 min.

Muito utilizada em países do exterior, a construção a seco ainda é considerada uma novidade em solo brasileiro, mas aos poucos vem ganhando destaque na construção civil.

Canva | Fonte: Acerebel

Se você nunca ouviu falar ou se já conhece, porém, não sabe tantos detalhes, continue nos acompanhando para entender um pouco melhor! 

Características da Construção a Seco

Basicamente, a construção a seco é aquela que não faz uso de água em sua composição, o que a diferencia da alvenaria de tijolos, onde é necessária a produção de argamassa para a aplicação das peças.

Em geral, a edificação é sustentada por meio de vigas e pilares, com um modelo de instalação resistente e versátil.

É um tipo de construção mais rápido e com uma ótima proteção contra umidade, ao contrário da alvenaria, que leva mais tempo para ser finalizada e tem maiores gastos com a mão de obra, de acordo com a complexidade do projeto.

Quais os principais tipos de construção a seco?

Existem alguns tipos de construção a seco e falaremos sobre cada um deles abaixo. 

Placas de gesso ou drywall

A montagem das placas de gesso é feita sobre uma estrutura de aço e coberta por um papel cartonado, que pode conter espessuras diferentes. 

São paredes compostas por duas placas de gesso, garantindo isolamento acústico e térmico para o ambiente. 

Também pode ser utilizado um enchimento de lã mineral, com função de vedação e acabamento, deixando o isolamento ainda maior.

Steel frame

São perfis de aço galvanizado e conformados a frio, muito utilizados por aqui. É versátil e pode ser vedado por meio de placas de OSB, gesso ou concreto. A estrutura pode ser montada sobre uma fundação, por meio de chumbadores e o acabamento feito com forro de madeira ou drywall.

Parede dupla de concreto

Neste caso, as paredes já estão prontas e são ligadas entre si através de uma armadura em treliça, com função estrutural. Após a instalação, pode ser preenchido o espaço entre as paredes com isopor ou concreto. 

Em relação à alvenaria, essa técnica pode ser considerada mais vantajosa, pois não demanda mão de obra e o tempo de execução é menor.

EPS

O EPS é um pouco diferente das outras técnicas, pois é formado por placas entre telas de aço, sendo unidas por treliças. Depois de colocado no local escolhido, o sistema recebe argamassa para garantir rigidez para as paredes. 

Quais os benefícios da construção a seco?

Conforme dissemos, em relação à alvenaria, a construção a seco vem se destacando cada vez mais, principalmente por conta dos benefícios que pode proporcionar, a começar pela redução do tempo de construção.

Por serem eliminadas algumas etapas da obra, como por exemplo, o tempo de espera para a cura de argamassa ou concreto, um projeto de obras com sistema de construção a seco se torna muito mais rápido e gera o aumento da produtividade dos colaboradores.

Por falar em redução, os gastos também são reduzidos, pois são utilizados sistemas de vedação mais leves, sem a necessidade de outros equipamentos, algo que consequentemente reduz o preço da obra.

Além de ser uma obra mais sustentável, sem o uso de água e com menos resíduos, emitindo até 5 vezes menos CO2 durante a construção, também apresenta fácil manutenção, pois não existe complexidade ao tentar resolver problemas hidráulicos ou elétricos.

Viu só? A construção a seco pode ser uma excelente opção para agilizar a sua obra e eliminar todo processo desnecessário.  

Deixe um comentário abaixo e conte-nos o que acha desse método!

Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Existem dois tipos de armaduras, sendo a armadura positiva e a negativa muito utilizadas na construção civil. Entenda melhor e saiba o que pode diferenciá-las!
Ler Mais
Aditivos para concreto são substâncias adicionadas à mistura de cimento, água, areia e outros agregados para promover uma construção mais resistente. VEJA MAIS!
Ler Mais
1 2 3 101

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
07:57 | 26/02/2024