BLOG

A importância da sustentabilidade na construção civil

Na construção civil dois grandes cenários se contrastam. Um deles é o fato de que as atividades desse setor representam um grande impacto para o meio ambiente, em função da extração de matéria-prima, produção de materiais e resíduos. O outro é o grande peso que representa para o Produto Interno Bruto (PIB).

Sendo assim, o setor de construção civil é de suma importância para a economia nacional, mas, ao mesmo tempo, suas atividades têm um impacto significativo na natureza, o que prejudica, também, a vida do ser humano. Daí a importância de pensarmos em sustentabilidade.

Esse termo se refere às ações adotadas para reduzir o consumo de energia e matéria-prima, minimizar a emissão de poluentes, a geração de resíduos e adotar materiais e técnicas que visem minimizar outros impactos no meio ambiente e na sociedade.

Mas por que a sustentabilidade é assim tão importante na construção civil? Neste artigo responderemos a essa pergunta. Continue lendo para saber mais!

Os impactos da construção civil no meio ambiente

O setor de construção civil provoca impactos muito variados no meio ambiente, causando prejuízos imediatos, de curto, médio e longo prazo. Afinal, em todas as etapas produtivas desse setor existe algum tipo de possível dano para o meio.

Há, por exemplo, a necessidade de extração de matéria-prima, desde aquelas orgânicas, como a madeira, até os minerais. Também existe um consumo muito alto de água e de energia, tanto para a produção de itens quanto para a execução das obras em si.

Outro fator é a geração de resíduos poluentes que precisam ser descartados de alguma forma, mas se isso não for feito corretamente, pode causar o comprometimento do solo e das águas. Em contrapartida é preciso desse setor para que o ser humano possa habitar os espaços.

De toda forma, não podemos fechar os olhos para os números, afinal:

  • 12% do consumo total de água é referente à construção civil;
  • a produção de cimento requer energia que representa 5% do consumo total;
  • de todos os resíduos gerados pela sociedade, 40% é proveniente da construção civil.

Além de tudo isso, grandes empreendimentos de infraestrutura podem impactar ou até mesmo eliminar alguns ecossistemas.

Sendo assim, o ideal é que a sustentabilidade seja um tema recorrente no setor de construção civil, pois não podemos nos esquecer de que esse setor equivale a 8,1% do PIB brasileiro. Sendo assim, ele é de suma importância, necessitando apenas de adequações para minimizar seus impactos.

Impactos positivos da sustentabilidade na construção civil

Não são todas as empresas ou construtoras que veem com bons olhos o tema de sustentabilidade, e isso se dá pela crença de que as ações adotadas para esse fim não trariam grandes benefícios para a organização. No entanto, isso não é verdade.

Quando adotamos estratégias sustentáveis, primeiro estamos garantindo que os recursos estarão disponíveis também no futuro. Eles são utilizados de uma forma mais inteligente para que não se tornem escassos ou extintos, com isso, preservamos a natureza e, consequentemente, a vida do ser humano.

Não podemos esquecer a questão da poluição, que também é reduzida por meio de ações sustentáveis. A menor emissão de gases poluentes, bem como a reutilização e reciclagem de resíduos, são alternativas importantes que surtem um grande efeito positivo.

Mas, e no que se refere aos benefícios que a organização alcança com a sustentabilidade? A seguir, explicamos melhor por que ela é importante também na questão empreendedora e empresarial.

Incentivos fiscais

As construções que adotam práticas sustentáveis são beneficiadas com incentivos fiscais, como o IPTU Verde. Há um projeto de lei que visa estender esse incentivo também em casos de outras práticas sustentáveis, como captação de água da chuva, telhados verdes e aproveitamento da energia solar, o que é muito atrativo para o cliente.

Redução de custos

Em muitos casos a sustentabilidade envolve tecnologia e isso também ajuda a reduzir o custo-benefício dos projetos. A utilização de materiais reciclados e opções mais modernas, o uso inteligente da energia, entre outros, contribuem com esse orçamento reduzido que, inclusive, pode melhorar os lucros.

Diferencial competitivo

Como o tema sustentabilidade está muito em alta em todo o mundo, as empresas do setor de construção civil que têm essa visão também conseguem melhorar a sua imagem no mercado. Elas criam para si um diferencial competitivo que faz com que tenham mais destaque em relação à concorrência por causa do seu compromisso social.

Assim, a sustentabilidade na construção civil é importante tanto para a preservação do meio e seus recursos como para assegurar à própria empresa uma melhor imagem no mercado. Desse modo, garantimos uma atuação mais consciente desse setor, ao mesmo tempo em que mantemos a qualidade dos seus serviços e ganhamos credibilidade.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *