Logo da Etesco Construções
Menu

Benefícios sociais do Saneamento Básico

Atualizado em 29/10/2021
Tempo de leitura: 4 min.

Apesar de existir um novo marco legal do saneamento básico no Brasil por meio da Lei nº 14.026 de 2020, esse serviço ainda não é universalizado em nosso país. Apenas 65% dos municípios estão vinculados a agências infranacionais, que atuam no setor de saneamento básico. 

Quando se trata do serviço de abastecimento de água, 83,6% por cento dos brasileiros têm acesso a ele, mas os números são mais preocupantes quando se trata da coleta e do tratamento de esgoto. Somente 53,2% da população brasileira é atendida pela coleta, mas o tratamento do esgoto coletado cai para somente 46,3%. 

Os números são alarmantes porque os serviços de saneamento básico têm um grande impacto social e econômico no Brasil. Para que você entenda melhor como se dá essa relação, preparamos este artigo para explicar o que é o saneamento básico, seus objetivos e os benefícios que ele proporciona para a sociedade. Acompanhe.

O que é e qual o objetivo do saneamento básico?

O saneamento básico consiste em um conjunto de serviços destinados a promover uma melhoria na qualidade de vida das pessoas, garantindo mais saúde, oportunidades e dignidade para os cidadãos. Esses serviços envolvem:

  • a distribuição de água tratada;
  • o manejo de águas pluviais;
  • a coleta e tratamento dos esgotos;
  • a construção de aterros sanitários;
  • a coleta de lixo;
  • os manejos de resíduos sólidos; e outros. 

O objetivo dos serviços de saneamento básico elevar levar mais saúde para as pessoas evitando a poluição das águas, do solo e do meio onde elas vivem. Também garantindo a limpeza e a higiene dos espaços públicos, além de oferecer recursos para que cada pessoa possa cuidar da sua higiene pessoal. 

Outro objetivo do saneamento básico é preservar os recursos naturais fazendo um manejo adequado de resíduos diversos. Assim, promove a conservação do meio ambiente e, por tudo isso, traz mais qualidade de vida para as pessoas.

Quais são os tipos de saneamento básico?

Na verdade, não existem tipos de saneamento básico, afinal, como explicamos, ele consiste em um conjunto de serviços destinados à saúde e à qualidade de vida das pessoas. Portanto, são realizadas diversas ações para alcançar esses objetivos. 

Um dos serviços mais importantes do saneamento básico é o tratamento e a distribuição de água potável. A água é coletada da natureza e passa por alguns tratamentos para eliminar impurezas, micro-organismos nocivos e substâncias perigosas, para que chegue adequada ao consumo humano nas casas das pessoas. 

Outra das medidas de saneamento básico que não podem faltar é a coleta e o tratamento do esgoto proveniente de diversos locais, como residências, comércio e indústrias. Esse tratamento é feito conforme o tipo de esgoto coletado para que essas águas sejam devolvidas ao meio ambiente com um grau mínimo de poluição. 

A drenagem urbana é outro serviço importante porque possibilita o manejo de águas pluviais. Ela evita alagamentos e enchentes, eventos que causam transtorno para a vida das pessoas, além de favorecer a disseminação de uma série de doenças. 

Esses são poucos exemplos de medidas adotadas nos saneamento básico para promover impactos positivos na sociedade. A seguir apresentamos alguns dos benefícios que podem ser alcançados com esses serviços.

Quais são os benefícios sociais que o saneamento básico proporciona?

Muitos municípios brasileiros ainda sofrem com a falta de saneamento básico ou a carência dele, como em razão da falta de infraestrutura e instalações operacionais, o que leva a um atendimento parcial da população de determinadas regiões. 

Porém o investimento em saneamento básico é fundamental porque, como dito, ele contribui de diversas maneiras com a sociedade de um modo geral, trazendo diversos benefícios. Confira quatro dos principais.

Redução de doenças

As pessoas ficam expostas a diversas doenças quando não têm acesso ao saneamento básico. O consumo de água sem tratamento, por exemplo, é um grande causador de problemas, como a hepatite e a disenteria. 

As verminoses, a leptospirose e a dengue são mais algumas doenças que podem ser causadas pela falta de saneamento. Assim, quando esse tipo de serviço é implementado, conseguimos reduzir de uma forma significativa a disseminação dos problemas de saúde. 

Dessa forma, minimizamos os índices de mortalidade infantil, proporcionamos mais qualidade de vida para as pessoas e reduzimos os altos custos com tratamentos de saúde, promovendo a economia de recursos financeiros.

Melhorias educacionais

Existe relação entre o saneamento básico e o desempenho escolar. Conseguimos melhorar os indicadores da educação pela redução das doenças. O acesso a esses serviços evita a perda de produtividade escolar, o atraso e a evasão, gerando melhores oportunidades para as novas gerações.

Geração de empregos

A ampliação das obras que levam saneamento básico para as pessoas também contribui com a geração de empregos em diferentes setores. São necessários trabalhadores e materiais diversos para implementação das obras, e ainda é preciso mão de obra para manter essas estruturas funcionando. Com isso, geramos o benefício social de reduzir o desemprego.

Valorização da região

O saneamento básico traz uma série de melhorias para a região que o recebe. Isso promove a valorização, que pode ser percebida pelo estímulo do mercado imobiliário. Também conseguimos atrair mais turistas, pois a região oferece toda a infraestrutura que eles precisam para se acomodarem, além de reduzir o risco de contraírem doenças.

Agora você já sabe o que é saneamento básico e descobriu a importância que ele tem para a sociedade. Diversos aspectos dela são impactados de maneira positiva, por isso, é preciso promover a educação e a conscientização para que novos investimentos sejam estimulados, e o saneamento seja universal em nosso país. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Antes de chegar às torneiras das casas e ser utilizada pela população, a água precisa ser tratada de maneira correta. Confira as 7 etapas de tratamento da água!
Ler Mais
 | 05 / 02 / 21
O saneamento básico é um item associado às condições de saúde relacionadas com água potável. Mas, será que você sabe sua importância real?
Ler Mais

© ETESCO, 2021. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram